Translate

domingo, dezembro 11, 2016

1%

O ano é 2057, aquele Professor, prestes a completar seus noventa anos de idade, tomado pela lembrança que no ano de 2016, considerado o ano do domínio total do mercado sobre o país, morrera um ícone planetário de resistência ao imperialismo e portador moral da autodeterminação dos povos, o ´proibido de ser citado nas terras tupiniquins, Fidel Castro.

Imagem relacionada

Ao entrar na sala de aula real, em um Centro de Readaptação de Jovens, cujo no pré-natal o DNA havia sido detectado genes que poderiam a levar a atitudes inconvenientes a paz reinante e conectado ao mundo virtual por hologramas que penetravam nas residências da geração acrítica, Ele decide não fazer os protocolos que no ano de 2036, sobre o governo do bilionário das comunicações e tutor geral da nação, Roberto Marinho III, tinha decidido; 01) Ler com seus alunos a oração da Nova Era, 02) Cantar o hi-tech pop com a musa teen Titica e consistia na letra "Sim, Sim, Sim, Aceito, Aceito, Aceito meu Senhor!"; 03) Todos confirmarem suas crenças no sistema e jamais acreditarem em lendas do passado.

Mas, naquele dia, o Professor nonagenário, lembrou do viço da juventude, dos planos da aposentadoria roubada por uma quadrilha denominada PMDB/PSDB/DEM, do salário perdido com uma tal PEC 55, das disciplinas desaparecidas com a proposta da Escola Sem Partido, do financiamento da Central de Inteligência Americana (CIA) que pelas redes sociais transformou negros, pobres e analfabetos funcionais em zumbis úteis e defensores da intelectofobia e, sem questionar, repetirem o mantra do inimigo invisível chamando de "Monstro Comunista".

Sua amada companheira, ao vê-lo acordar naquele dia, percebeu que havia algo em seus pensamentos que o colocariam em risco. No entanto, ao se despedir lhe deu a senha necessária: "Faça o que lhe faz feliz, sirva a sua consciência libertária que os Boçalnaros tentaram apagar.!".

Os Boçalnaros era o partido que havia tomado o país em 2024 e pela repressão, desaparecimento e toque de recolher, "livrado" os tupiniquins dos comunas malditos.

Contudo, em 2032 o 1% que dominavam a tecnologia, as fontes de riquezas e desenvolvera os robôs artificiais e os zumbis intelectofóbicos ganharam as eleições e fizeram o acordo de manterem os boçalnarianos com seus sádicos desejos de bater, torturar, esquartejar e sumirem com os inimigos do sistema imposto.
Resultado de imagem para desenhos de zumbis no computador

Existia apenas 1% de chances de algum membro daquela sociedade se rebelar, os 1% que viviam em condomínios de alto padrão de consumo, suspensos em ilhas artificiais sabiam disto. Os demais 99% que tinham suas vidas controladas por micro-chips implantados em seus corpos jamais iriam se rebelar pensavam.

Contudo, aquele nonagenário Professor estava decidido e em um ato de coragem quebrou todos os protocolos, iniciando a aula com a maiêutica socrática: 01) Vocês sabem o que é descanso semanal?; 02) Vocês sabem o que é férias remuneradas?; 03) Vocês sabem o que é auxílio-doença?; 04) Vocês sabem o que é Licença Maternidade/Paternidade?; 05) Vocês sabem o que é História, Filosofia, Sociologia, Artes, Educação Física e Utopia?; 06) Vocês sabem o que significa a palavra pensar?; 07) Vocês sabem o que é escravidão?; 08) Vocês sabem(Bum!) o professor toma uma granada de gás alienante na cara e fica imóvel. Seus alunos atônitos com o que havia ocorrido não disseram nada, só ficaram em choque.

O Professor foi levado para o hospício sobre os cuidados da tropa Boçalnariana, onde após o costume da terapia de choque, Ele está imobilizado em uma cama, onde a TV Marinho, mantida pelo governo, lhe passa 24 horas as informações de purificação e extasie das camadas que precisam alimentar os 1%.

Quanto aos alunos, sabe-se que os dois melhores, Rosa e Hilário, após os Boçalnarianos levarem o Professor, foram pesquisar sobre as perguntas que o velho educador fizera, foram além e descobriram que a síntese do gesto dele significava amor, palavra excluída dos dicionários e que Eles espalharam pelas redes sociais, convulsionando a juventude que até então não conhecia este sentimento, oprimido pela política do hedonismo/relativismo do sistema. Sabe-se que por este ato, os dois brilhantes alunos fugiram da urbe e nas terras desconhecidas, organizaram a resistência para irradiar o amor, mas, o 1% não deixaria esta ameaça permanecer sem uma reação forte.

Contudo, o efeito do amor já estava nas ondas cibernéticas e tomando mentes/corações. O discurso de ódio aos comunistas, socialistas, e istas de todos os conceitos já não mais inoculava a juventude. Pois, estes, iam buscar nos conhecimentos perdidos e proibidos pelos Boçalnarianos, as respostas a seus vazios existenciais e davam um fim as suas verdades absolutas.
 
A revolução do amor foi tomando conta daquele país tupiniquim, fazendo mesmo entre os jovens do 1% haver questionamentos aos seus mais velhos. Até que inevitavelmente, os 1% ruíram e toda a concentração de bem-estar social e qualidade de vida, foram de forma justa distribuídas. O conhecimento libertou a todos, para os boçalnarianos foi empregada a terapia do abraço e de jogos lúdicos visando a integração do outro e dos diferentes.

Quanto aquele nonagenário Professor, agora com o centenário de vida, toma sua cerveja artesanal (Proibida nos Tempos dos Boçalnários) com os jovens, maduros e amigos de longa data, praticando a pedagogia do amor, único parágrafo da nova constituição da terra tupiniquim.


Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom, inspirador, criativo, esse texto nos ajuda a refletir a situação politica, dramática e ate cruel em que estamos vivendo. Contudo não deixando de lado a fé, o amor e a esperança, coisa que nos move, algo que é maior que nos mesmo. Obrigado pelo texto.

CONVITE AO DEBATE