Translate

domingo, setembro 30, 2018

RECUPERAÇÃO PARALELA DE SOCIOLOGIA PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO MEDIO 3° BIMESTRE


                       SOCIOLOGIA
ANTES DE RESPONDER PESQUISE SOBRE TEMAS E OS AUTORES CITADOS.
  1. O surgimento da sociologia no Brasil procurou:
  1. Compreender os problemas sociais brasileiros em virtude da industrialização verificada na pós-revolução de 1930.
  2. Compreender os problemas sociais á partir da “herança colonial”.
  3. Compreender os problemas sociais à partir da “república dos coronéis”.
  4. Compreender os problemas sociais brasileiros à partir da implantação de medidas neo-liberais pelo presidente Collor.
  1. É considerado o marco inicial da sociologia no Brasil a obra:
  1. Casa Grande e senzala de Gilberto Freyre.
  2. Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda.
  3. O povo Brasileiro de Darcy Ribeiro.
  4. Os Sertões de Euclides da Cunha.
  1. Na obra Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda, é traçado um perfil do brasileiro que:
  1. mostra sua cordialidade e sua solidariedade frente aos outros indivíduos em sociedade.
  2. mostra a religiosidade brasileira, que faz com que o indivíduo se mostre cordial e solidário.
  3. Mostra o desapego do brasileiro com as questões públicas mostrando sua total isonomia.
  4. mostra o caráter dissimulado de sua cordialidade, mostrando que a idéia do brasileiro cordial não passa de mera ficção.
  1. Sobre democracia racial sustentada por Gilberto Freyre, pode-se compreender como sendo:
  1. virtude da grande miscigenação verificada no Brasil, o que existiria aqui não seria propriamente preconceito de raça e sim, preconceito de classe.
  2. virtude da grande miscigenação verificada no Brasil, o que existiria aqui não seria propriamente preconceito de classe e sim, preconceito de raça.
  3. a democracia racial no Brasil seria exatamente a idéia de que todos os brasileiros possuem acesso a todos os serviços públicos independente da cor e classe social.
  4. refere-se que no Brasil não existiria preconceito em relação a estrangeiros principalmente aos japoneses e aos alemães que mesmo tendo possuído em deus países regimes totalitários receberam no Brasil a cordialidade a simpatia.
  1. Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta pernambucano, sobre a função de seus textos:

Falo somente com o que falo: a linguagem enxuta, contato denso; falo somente do que falo: a vida seca, áspera e clara do sertão; falo somente por quem falo: o homem sertanejo sobrevivendo na adversidade e na míngua. Falo somente para quem falo: para os que precisam ser alertados para a situação da miséria no Nordeste.”

A sociologia brasileira surgiu no nordeste como forma de analisar os principais problemas que afligiam brasileiros a partir da chamada Herança colonial

Para João Cabral de Melo Neto, no texto literário entrando no campo da sociologia,

  1. a linguagem do texto deve refletir o tema, e a fala do autor deve denunciar o fato social para determinados leitores.
  2. a linguagem do texto não deve ter relação com o tema, e o autor deve ser imparcial para que seu texto seja lido.
  3. o escritor deve saber separar a linguagem do tema e a perspectiva pessoal da perspectiva do leitor.
  4. a linguagem pode ser separada do tema, e o escritor deve ser o delator do fato social para todos os leitores.
  5. a linguagem está além do tema, e o fato social deve ser a proposta do escritor para convencer o leitor.
  1. Celso Furtado foi um dos sociólogos mais importantes do Brasil por fazer uma pesquisa profunda da História brasileira procurando estabelecer as causas para o subdesenvolvimento brasileiro. Para ele, são causas do subdesenvolvimento brasileiro EXCETO:

  1. A imposição de regras comerciais desiguais aos países periféricos.
  2. A posição independente do Brasil em relação às potências centrais em especial os EUA
  3. Para ele o subdesenvolvimento não é um processo autônomo, sendo imposto pelos países ricos.
  4. Para pertencer ao seleto grupo dos países capitalistas independentes o Brasil teve que se submeter as “regas do jogo”, nem sempre vantajosas ao Brasil
  1. Os textos referem-se à integração do índio à chamada civilização brasileira.

I - “Mais uma vez, nós, os povos indígenas, somos vítimas de um pensamento que separa e que tenta nos eliminar cultural, social e até fisicamente. A justificativa é a de que somos apenas 250 mil pessoas e o Brasil não pode suportar esse ônus.(...) É preciso congelar essas idéias colonizadoras, porque elas são irreais e hipócritas e também genocidas.(...) Nós, índios, queremos falar, mas queremos ser escutados na nossa língua, nos nossos costumes.”
Marcos Terena, presidente do Comitê Intertribal Articulador dos Direitos Indígenas na ONU e fundador das Nações Indígenas,

Folha de S. Paulo, 31 de agosto de 1994.

II - “O Brasil não terá índios no final do século XXI (...) E por que isso? Pela razão muito simples que consiste no fato de o índio brasileiro não ser distinto das demais comunidades primitivas que existiram no mundo. A história não é outra coisa senão um processo civilizatório, que conduz o homem, por conta própria ou por difusão da cultura, a passar do paleolítico ao neolítico e do neolítico a um estágio civilizatório.”

Hélio Jaguaribe, cientista político, Folha de S. Paulo, 2 de setembro de 1994.

Pode-se afirmar, segundo os textos, que

  1. tanto Terena quanto Jaguaribe propõem idéias inadequadas, pois o primeiro deseja a aculturação feita pela civilização branca, e o segundo, o confinamento de tribos.
  2. Terena quer transformar o Brasil numa terra só de índios, pois pretende mudar até mesmo a língua do país, enquanto a idéia de Jaguaribe é anticonstitucional, pois fere o direito à identidade cultural dos índios.
  3. Terena compreende que a melhor solução é que os brancos aprendam a língua tupi para entender melhor o que dizem os índios. Jaguaribe é de opinião que, até o final do século XXI, seja feita uma limpeza étnica no Brasil.
  4. Terena defende que a sociedade brasileira deve respeitar a cultura dos índios e Jaguaribe acredita na inevitabilidade do processo de aculturação dos índios e de sua incorporação à sociedade brasileira.
  5. Terena propõe que a integração indígena deve ser lenta, gradativa e progressiva, e Jaguaribe propõe que essa integração resulte de decisão autônoma das comunidades indígenas.
  1. Em 1958, a seleção brasileira foi campeã mundial pela primeira vez. O texto foi extraído da crônica .A alegria de ser brasileiro., do dramaturgo Nelson Rodrigues, publicada naquele ano pelo jornal Última Hora.

Agora, com a chegada da equipe imortal, as lágrimas rolam. Convenhamos que a seleção as merece. Merece por tudo: não só pelo futebol, que foi o mais belo que os olhos mortais já contemplaram, como também pelo seu maravilhoso índice disciplinar. Até este Campeonato, o brasileiro julgava-se um cafajeste nato e hereditário. Olhava o inglês e tinha-lhe inveja. Achava o inglês o sujeito mais fino, mais sóbrio, de uma polidez e de uma cerimônia inenarráveis. E, súbito, há o Mundial. Todo mundo baixou o sarrafo no Brasil. Suecos, britânicos, alemães, franceses, checos, russos, davam botinadas em penca. Só o brasileiro se mantinha ferozmente dentro dos limites rígidos da esportividade. Então, se verificou o seguinte: o inglês, tal como o concebíamos, não existe. O único inglês que apareceu no Mundial foi o brasileiro. Por tantos motivos, vamos perder a vergonha (...), vamos sentar no meio-fio e chorar. Porque é uma alegria ser brasileiro, amigos.

Além de destacar a beleza do futebol brasileiro, Nelson Rodrigues quis dizer que o comportamento dos jogadores dentro do campo

  1. foi prejudicial para a equipe e quase pôs a perder a conquista da copa do mundo.
  2. mostrou que os brasileiros tinham as mesmas qualidades que admiravam nos europeus, principalmente nos ingleses.
  3. ressaltou o sentimento de inferioridade dos jogadores brasileiros em relação aos europeus, o que os impediu de revidar as agressões sofridas.
  4. mostrou que o choro poderia aliviar o sentimento de que os europeus eram superiores aos brasileiros.
  5. mostrou que os brasileiros eram iguais aos europeus, podendo comportar-se como eles, que não respeitavam os limites da esportividade.
  1. Leia

Brasil
O Zé Pereira chegou de caravela
E preguntou pro guarani da mata virgem
Sois cristão?
Não. Sou bravo, sou forte, sou filho da Morte
Teterê tetê Quizá Quizá Quecê!
Lá longe a onça resmungava Uu! ua! uu!
O negro zonzo saído da fornalha
Tomou a palavra e respondeu
Sim pela graça de Deus
Canhem Babá Canhem Babá Cum Cum!
E fizeram o Carnaval
(Oswald de Andrade)

Este texto apresenta uma versão humorística da formação do Brasil, mostrando-a como uma junção de elementos diferentes. Considerando-se esse aspecto, é CORRETO afirmar que a visão apresentada pelo texto é

  1. ambígua, pois tanto aponta o caráter desconjuntado da formação nacional, quanto parece sugerir que esse processo, apesar de tudo, acaba bem.
  2. inovadora, pois mostra que as três raças formadoras – portugueses, negros e índios – pouco contribuíram para a formação da identidade brasileira.
  3. moralizante, na medida em que aponta a precariedade da formação cristã do Brasil como causa da predominância de elementos primitivos e pagãos.
  4. preconceituosa, pois critica tanto índios quanto negros, representando de modo positivo apenas o elemento europeu, vindo com as caravelas.
  5. negativa, pois retrata a formação do Brasil como incoerente e defeituosa, resultando em anarquia e falta de seriedade.
  1. A questão étnica no Brasil tem provocado diferentes atitudes:

  1. Instituiu-se o “Dia Nacional da Consciência Negra” em 20 de novembro, ao invés da tradicional celebração do 13 de maio. Essa nova data é o aniversário da morte de Zumbi, que hoje simboliza a crítica à segregação e à exclusão social.
  2. Um turista estrangeiro que veio ao Brasil, no carnaval, afirmou que nunca viu tanta convivência harmoniosa entre as diversas etnias.

Também sobre essa questão, estudiosos fazem diferentes reflexões:

Entre nós [brasileiros], (...) a separação imposta pelo sistema de produção foi a mais fluida possível. Permitiu constante mobilidade de classe para classe e até de uma raça para outra. Esse amor, acima de preconceitos de raça e de convenções de classe, do branco pela cabocla, pela cunhã, pela índia (...) agiu poderosamente na formação do Brasil, adoçando-o.

(Gilberto Freire. O mundo que o português criou.)

[Porém] o fato é que ainda hoje a miscigenação não faz parte de um processo de integração das “raças” em condições de igualdade social. O resultado foi que (...) ainda são pouco numerosos os segmentos da “população de cor” que conseguiram se integrar, efetivamente, na sociedade competitiva.

(Florestan Fernandes. O negro no mundo dos brancos.)

Considerando as atitudes expostas acima e os pontos de vista dos estudiosos, é CORRETO aproximar

  1. a posição de Gilberto Freire e a de Florestan Fernandes igualmente às duas atitudes.
  2. a posição de Gilberto Freire à atitude I e a de Florestan Fernandes à atitude II.
  3. a posição de Florestan Fernandes à atitude I e a de Gilberto Freire à atitude II.
  4. somente a posição de Gilberto Freire a ambas as atitudes.
  5. somente a posição de Florestan Fernandes a ambas as atitudes.

7 comentários:

Unknown disse...

Professor bom dia é pra copiar tudo ou pode só botar as respostas ?

Unknown disse...

Tinha a semana toda pra fazer isso, e vc posta só no domingo, isso e uma puta de uma sanagem, vc deve está curtindo o seu domingo, já a gente vai está preso copiando isso

Unknown disse...

Ficamos a semana toda olhando esse blog pra ver se vc postava algo e vc ND

Unknown disse...

Professor ficou muito em cima essa recuperação , só vai da pra fazer uma...

Bolsonaro 2018 disse...

Tá moscando

Unknown disse...

Professor, boa tarde não vai dar para eu fazer esse trabalho, pois dia de domingo não está nada aberto então não tem
como comprar a folha. O senhor tinha a semana toda pra postar isso, foi postar logo domingo, domingo é dia de lazer nn de ficar copiando trabalho

Unknown disse...

Isso foi falta de compromisso do senhor... A semana toda pra postar esses textos, e o senhor posta logo hj, muita sacanagem!!
Aí faz em folha de caderno o senhor vai tirar ponto, como vou arranjar uma folha de papel almaço com pauta pra hj? Em pleno domingo. Muita injustiça!

CONVITE AO DEBATE