Translate

sexta-feira, julho 03, 2020

PAIS RETIREM SEUS FILHOS DE ESCOLA QUE QUER REABRIR EM MEIO A PANDEMIA

No dia 12 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou pandemia global por conta da rápida proliferação do coronavírus ao redor do mundo. O anúncio tem causado impactos em diversas esferas e a educação não fica fora dessa. 

Mas a pergunta que fica é: como o coronavírus impacta o ensino básico no Brasil?
Diversos estados brasileiros tomaram medidas de prevenção para o coronavírus nas escolas. De maneira geral, as aulas foram suspensas gradativamente na rede estadual e municipal. 
Escolas fechadas e aulas canceladas por conta do coronavírus

No Rio de Janeiro, o governo paralisou as aulas nas redes pública e privada a partir de 16 de Março de 2020. 
Ainda não  sabemos ao certo por quanto tempo os alunos deverão ainda permanecer reclusos e, em meio à tantas incertezas, diversas dúvidas surgem em relação ao que acontecerá com a educação das crianças e adolescentes brasileiros.
Educação a distância no Ensino Básico

Uma das alternativas  a pandemia do coronavírus para as instituições de ensino é a opção de oferecer aulas remotas. 
Os conteúdos das aulas para os alunos, podem ser disponibilizadas por e-mail, o YouTube, Skype, (conexão de) internet, (tudo) pra você evitar aglomeração e evitar transmissão mais aguda do coronavírus.
A medida poderia ser simples, caso os governos federal, estadual e municipal tivessem vontade política para tal. Levantamento realizado a partir dos dados da última pesquisa TICs Domicílios em 2018, divulgado pelo Núcleo de Informação do Ponto (Nic.br), informa que 37% dos jovens de 10 a 24 anos não possuem acesso à internet em suas casas.
A pesquisa foi realizada com 23,5 mil pessoas, em diferentes regiões do Brasil. Apesar de quase 95% dos entrevistados afirmarem que têm ou já tiveram acesso à internet, quando analisamos onde e como eles utilizam a tecnologia, o cenário é um tanto diferente.
No Sudeste, 35% dos entrevistados têm acesso à internet nos domicílios. Mas em regiões como Centro-Oeste e Norte, o percentual é mais baixo, com 8% e 15% respectivamente. O gráfico abaixo detalha os locais onde os jovens mais utilizam a internet: 
Porcentagem de jovens que têm acesso à internet no Brasil
Fonte: Melhor Escola/NIC.br
Com a disparidade de realidades entre os municípios, estados e regiões, os governos deveriam ter a solução que atenda à necessidade de todos. 
Apesar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) permitir até 30% do ensino a distância no caso do ensino médio, Alvarez ressalta que o sistema de ensino - seja público ou privado - não tem experiência e amadurecimento para colocar o EaD em prática. 

Estado de São Paulo cria aplicativo com internet gratuita para alunos
O governo de São Paulo criou um aplicativo para que os alunos da rede estadual deem continuidade aos seus estudos durante o período de recesso por conta do coronavírus. O sistema contará com internet gratuita. 
Em matéria para o G1, Rossieli Soares, secretário da Educação de São Paulo, disse que a ferramenta não substitui o ensino, mas é uma alternativa “para que neste período, especialmente se for alongado, ele [aluno] tenha acesso conteúdos educativos e interação, inclusive, com seus colegas.” 
As aulas estão sendo desenvolvidas por diversos professores para estudantes de todos os anos. A iniciativa, que conta ainda com a ajuda de parceiros privados, tem previsão de início de duas semanas. 
O que esta sendo feito com as crianças no período de recesso por conta do COVID-19?
Cestas de Alimentação estão sendo distribuídas para os alunos da rede publica estadual e municipal.
Tendo em vista que aproximadamente 9 milhões de crianças entre zero e 14 anos vivem em situação de extrema pobreza no país - segundo pesquisa realizada pela Fundação Abrinq -a preocupação dos pais é mais que justificável. 

A pandemia do COVID-19 traz à tona a fragilidade de diversas famílias brasileiras que hoje necessitam da escola para amenizar a situação de pobreza em que se encontram.  
Além do planejamento do governo, a situação exige um comprometimento por parte dos pais e responsáveis para garantir que as crianças e os adolescentes possam seguir com os seus estudos. 
O que deveria ser feito por Governo Federal, Estadual e Municipal?
- Contratar em Consórcio um Pool de TVs canal aberto e dividir a grade das séries/ciclos para video-aulas;
- Contratar em Consórcio as redes sociais para retransmissão das video-aulas.
- Instalar nos locais com ausência de sinal de internet as antenas/cabos de fibra-óptica para acesso dos alunos;
- Envio de material impresso para os alunos;
- Criação de intranet para contato dos alunos e professores;
- Pagamento dos Pacotes de Dados dos Alunos e Professores restrito ao uso pedagógico.
Então, como vemos, há alternativa tecnológica e pedagógica para atender no período da Pandemia de Covid-19 o alunado.

Sendo assim, quais são as medidas devem tomadas?


Os alunos precisam entender que o período de recesso não é uma decretação de férias e sim “um período de planejamento, de estudos, de leitura e de preparação para a vida escolar.” 
Nesse sentido, é importante que os pais e responsáveis conversem e expliquem a situação e adotem uma rotina de estudos interativa e integrada para as crianças e adolescentes.
DUQUE DE CAXIAS TERRA ONDE SER POLÍTICO É SER CRIMINOSO
Na contramão das orientações da OMS, descumprindo as decisões judiciais, mentindo e com condenações na justiça, o Prefeito de Duque de Caxias/RJ, Washington Reis MDB, continua a cometer atos de genocídio de seu povo.
Esta semana, articulada por ex-vereador (Celso do Alba-Dono de Escola Privada) que renunciou nesta legislatura, para dar ao irmão do Prefeito (vereador Jr Reis),condenado da justiça, para que este tivesse Foro Privilegiado, reunião de proprietários de Escolas Particulares conseguiram que o prefeito assinasse decreto que torna a cidade a primeira a reabrir escolas.
Em vídeo acima, aparece o ex-vereador Celso do Alba(Proprietário de Escola), juntamente com o diretor do Sindicato das Escolas Particulares de Duque de Caxias (Sr Oswaldo) comemorando o absurdo ato do Prefeito.
O valor milionário que o Prefeito Washington Reis MDB de Duque de Caxias/RJ, vem gastando em publicidade paga em grandes meios de comunicação, poderiam resolver definitivamente os problema tecnológicos de sua cidade.
Mas, como o prefeito disse no começo da Pandemia, a Tecnologia não deve ser importante, basta ir em Igreja e orar. Lamentável o país ter este tipo de gestor público


Nenhum comentário:

CONVITE AO DEBATE