Translate

domingo, janeiro 31, 2016

Bernie Sanders cresce nas pesquisas e ameaça Clinton

Crescimento do candidato que se declara socialista e é contra as guerras feitas pelos EUA compromete tranquilidade da eleição de Hillary Clinton

 Bernie Sanders se aproxima de Hillary Clinton nas pesquisas de opinião.
O favoritismo de Hillary Clinton nas eleições primárias do Partido Democrata está ameaçado pelo crescimento da popularidade do pré-candidato Bernie Sanders, conhecido por ter um programa à esquerda dos demais concorrentes do partido. Nos próximos meses ocorrerão assembleias populares nos estados em que ocorrerão as eleições primárias. A decisão final acontecerá em julho, na convenção nacional do Partido Democrata.
O primeiro estado a realizar estas assembleias será Iowa e dará uma base mais concreta para analisar quem de fato está na disputa nas pesquisas de opinião feitas até o momento. Na última pesquisa feita em Iowa, feita na quinta-feira (14), Hillary e Sanders aparecem quase empatados com, respectivamente, 42% e 40%. Em terceiro lugar está o ex-governador de Maryland, Martin O’Malley, com chances praticamente nulas de se tornar candidato.
O senador de Virgínia, Bernie Sanders se considera “socialista democrático” e foi por muito tempo parlamentar independente, sendo o primeiro a se eleger sem um partido para o Senado norte-americano. Sanders entrou para o Partido Democrata apenas para participar com chances reais da eleição presidencial que ocorrerá em novembro. O pré-candidato se destaca por sua política contra a intervenção dos Estados Unidos em outros países, principalmente nas guerras que tem se envolvido.
Hillary Clinton, ex-secretária de Estado de Obama era a candidata preferida e acreditava-se que as primárias serviriam apenas para sancionar sua candidatura à presidência. Clinton também é da ala direita dos Democratas e sua política externa não é muito diferente da política dos Republicanos.
Em 2008, quando também participou das primárias Democratas, Hillary Clinton aparecia igualmente como favorita, sendo ultrapassada por Obama principalmente por este se opor à Guerra do Iraque, a qual ela apoiou.
O apoio a Sanders dos eleitores do Partido Democrata representa, em suma, uma oposição à política levada até o momento pelo governo Obama e da política ainda mais direitista de Clinton. Apesar disso, as chances do candidato são pequenas, devido à falta de apoio de superdelegados, que possuem direito de voto na Convenção Nacional. Enquanto a ex-secretária de Estado possui o apoio de 331 superdelegados, contra 11 do senador de Virgínia.
Devido ao agravamento da crise, está aumentando a divisão dentro dos dois principais partidos dos EUA. Enquanto a extrema-direita se fortalece e apresenta tendências de racha dentro do Partido Republicano, no Democrata, aparece uma ala esquerda, em oposição à política mais direitista levada pelos últimos governos liderados pelo partido.
Fonte: Site do PCO

Nenhum comentário:

CONVITE AO DEBATE