Translate

sexta-feira, fevereiro 12, 2021

Como criar um calendário escolar eficiente

 



O calendário escolar é um verdadeiro guia organizacional para as atividades de uma escola. Além disso, é um documento que corrobora o planejamento da escola e que é considerado um documento oficial da escola, segundo a Lei nº 9394/96 que regulamenta as Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Planejamento é palavra de ordem

Calendário escolar é algo que deve ser feito com muito cuidado pela equipe gestora para não haver omissão de nenhuma informação importante, já que ele contribui para a rotina dos pais, que podem se organizar para :

  • reuniões;

  • eventos ou passeios;

  • recessos escolares;

  • dias de avaliações dos filhos;

  • entrega de boletins;

  • datas de início e término do ano escolar;

  • atividades complementares;

  • dias de atividades com a participação da família;

  • entre outros.

Ele precisa ser preparado com antecedência pela gestão da escola e entregue aos pais para que eles possam se planejar para o ano letivo.

Por isso, caso ocorra alguma alteração no calendário após a aprovação a comunidade escolar precisa ser avisada com antecedência a fim de garantir a participação de todos no processo ensino aprendizagem.


O que um calendário eficiente precisa conter

Ele é uma obrigação da escola, amparada por lei, e ele precisa conter obrigatoriamente:

  1. total de dias letivos;

  2. identificação dos feriados - normais e prolongados;

  3. datas das férias de professores;

  4. recessos escolares dos alunos;

  5. datas das reuniões de pais;

  6. planejamentos e formações continuadas dos professores;

  7. atividades complementares;

  8. eventos escolares;

  9. além de outras informações que forem pertinentes ao andamento das atividades escolares.


Como o Brasil é um país muito amplo em termos culturais, fatores climáticos e também na extensão territorial o calendário escolar precisa se adequar às particularidades de cada região.


Um fator de atenção é sempre contemplar no calendário letivo a carga horária mínima exigida pela lei (800 horas aula - 200 dias letivos) a fim de garantir a frequência dos alunos.


Um calendário bem elaborado pode auxiliar na captação e fidelização de alunos?

Quando um calendário escolar é bem elaborado ele pode sim auxiliar nesse sentido! Pois o calendário escolar incentiva a colaboração mútua entre: gestão escolar, pais, professores e alunos.


Uma ideia bacana é discutir algumas propostas com as famílias, para compreender suas necessidades ou dificuldades com o intuito de aumentar a participação dos alunos nas atividades programadas para o ano.


Conversar com pais e professores sobre as atividades que a escola pretende fazer durante o ano letivo é essencial para garantir a presença dos pais nos eventos.


Como a escola precisa atender também as expectativas das famílias, o calendário também é uma ferramenta que, quando bem utilizada, pode captar novos alunos e também fidelizar aqueles que você já tem. Sabe porque?


Pois é por meio do calendário escolar que os pais podem definir se querem que os filhos permaneçam na escola ou se preferem procurar outra, mais em consonância com suas ideias.


Dessa forma, foque em transformar a criação do calendário da sua instituição algo democrático e colaborativo que contemple todos os segmentos e fidelize seus alunos, bem como atraia novas matrículas.


Se precisar de auxílio com esta e outras questões, não hesite em entrar em contato com o educa.social. Aqui temos muitas soluções para marketing educacional!



Nenhum comentário:

CONVITE AO DEBATE