Translate

segunda-feira, abril 18, 2016

Câmara Hostil de maioria corrupta fez julgamento político


Presidente do Brasil Dilma Rousseff  sofreu uma derrota esmagadora no domingo, como um congresso hostil e corrupção contaminado votou pelo impeachment ela.

Em uma sessão turbulenta da Câmara presidida pelo inimigo do presidente, presidente da Câmara Eduardo Cunha, a votação terminou na noite de domingo à noite, com 367 dos 513 deputados que apoiam impeachment - confortavelmente além da maioria de dois terços dos 342 necessários para fazer avançar o caso para o Senado.

Como o resultado ficou claro, José Guimarães, o líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara, admitiu a derrota com mais de 80 votos ainda para serem contados. "A luta agora é nos tribunais, a rua e o Senado", disse ele.

Como o voto 342 fundamental foi lançada pelo impeachment, a câmara irrompeu em aplausos e Eu sou Brasileiro, o canto de futebol que se tornou o hino do protesto anti-governo. Oposição gritos de "golpe, golpe, golpe" foram abafados.No meio das cenas estridentes a figura mais impassível na câmara foi o arquiteto da demolição política, Cunha.

Assistido por dezenas de milhões em casa e nas ruas, a votação - que foi anunciada pelo vice-presidente da Câmara - viu a oposição conservadora confortavelmente assegurar o seu movimento para remover o chefe de Estado eleito menos de metade de seu mandato. Houve sete abstenções e duas ausências, e 137 deputados votaram contra a medida.
Uma vez que o Senado concorda em considerar o movimento, o que provavelmente dentro de algumas semanas, Rousseff terá que se afastar por 180 dias e o governo Partido dos Trabalhadores, que governa Brasil desde 2002, será pelo menos temporariamente substituída por uma administração de centro-direita liderada pelo vice-presidente Michel Temer.
Em uma noite escura, sem dúvida, o ponto mais baixo foi quando Jair Bolsonaro, o deputado de extrema-direita do Rio de Janeiro, dedicou seu voto sim a Carlos Brilhante Ustra , o coronel que liderou a unidade de tortura Doi-Codi durante a época da ditadura. Rousseff, ex-guerrilheira, estava entre aqueles torturados. O movimento de Bolsonaro fez o deputado Jean Wyllys cuspir na direção dele.
Eduardo Bolsonaro, seu filho e também um deputado, usou seu tempo ao microfone para homenagear o responsável geral para o golpe militar de 1964.
Deputados foram chamados um por um para o microfone pela instigador do processo de impeachment, Cunha - um conservador evangélico que é ele próprio acusado de perjúrio e corrupção - e um por um eles condenaram o presidente.
Sim, votou Paulo Maluf, que está na lista vermelha da Interpol por conspiração .Sim, votou Nilton Capixaba, que é acusado de lavagem de dinheiro. "Pelo amor de Deus, sim!", Declarou Silas Câmara, que está sob investigação por falsificação de documentos e apropriação indevida de fundos públicos.
E sim, votou a grande maioria dos mais de 150 deputados que estão implicados em crimes, mas protegidos por seu status como parlamentares.
Às vezes a sessão expôs o lado farsante da democracia no Brasil, como o Partido das Mulheres que tem apenas deputados do sexo masculino, ou o Partido Popular Socialista (PPS), que é um dos grupos mais de direita no Congresso.
Propaganda
-Chefe da Casa Civil da Presidente do Brasil, Jaques Wagner disse que o governo estava confiante de que o Senado iria julgar o impeachment, insistindo que a votação foi um revés para a democracia e foi "orquestrada" pelos oponentes de Dilma, que nunca aceitou a vitória de reeleição em 2014 .
Mas as chances de sobrevivência de Dilma olhar magro. Brasil se transformou radicalmente contra a primeira mulher presidente do país.Uma vez que um dos líderes mais populares do mundo, com classificações de 92% de aprovação, Rousseff tem visto desde seu mergulho apoio como resultado da recessão económica, agitação política ea investigação Lava Jato em corrupção na Petrobras , que implicou quase todos os grandes partidos.
Vários altos funcionários funcionários do partido foram presos em conexão com o escândalo e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está sob investigação . Como um ex-ministro da Energia e chefe de seu partido, os críticos dizem que Dilma deveria saber o que estava acontecendo, mas ela não foi acusado.
Pesquisas recentes sugerem apenas 10% do público que o presidente está fazendo um bom trabalho e 60% apoiar a sua remoção.
Mas muitos estão inquietos sobre os motivos duvidosos para o  impeachment. Rousseff é acusada de contas do governo de fachada com uma transferência temporária de dinheiro dos bancos federais antes da última eleição. Supporters diz que esta infração menor e comum está sendo usado como um pretexto para um "golpe" para tomar o poder por uma classe política que é notório por crimes muito mais graves. Cerca de um terço dos deputados câmara baixa ou estão sob investigação ou acusados ​​de crimes.

Na noite de domingo, os canais da TV brasileira mostrou ruas cheias de manifestantes pró-impeachment que dançavam em comemoração. Muitos envolto-se na bandeira nacional e em um ponto que explodiu em um coro do hino nacional. Com cada declaração do congresso, as multidões gritaram e vaiaram como se estivesse em uma pantomima ou um jogo de futebol. Um mesmo lançado um canhão confete, enchendo rapidamente o ar acima dele em uma nuvem brilhante de cor.
Nas ruas, as multidões que se reuniram para mostrar apoio a favor ou contra impeachment eram mais civil do que os seus representantes eleitos. Centenas de milhares de pessoas tomaram as ruas em mais de uma dúzia de cidades, a grande maioria deles se opõem ao governo. Do lado de fora do edifício do Congresso, em Brasília, os dois lados foram divididos por uma barreira de aço.O lado anti-governo estava exultante com a perspectiva de mudança. "Dilma tem roubado as pessoas com a corrupção e inflação. Devemos nos livrar dela ", disse Raquel Rosas, um professor da escola que estava assentado sobre uma bandeira brasileira espera do resultado com seu sete meses de gravidez e outros membros da família. "Mas se livrar dela deve ser apenas o começo. Temer e Cunha deve ir também. "Do outro lado da cerca, a multidão era menor e mais suave. Algumas faixas  dizendo que "defendiam a democracia" e "Respeite meu voto", em referência a dezenas de milhões de votos de Rousseff na última eleição que impeachment ameaça golpear.

Fabio Moura, um advogado de São Paulo, disse que estava enojado com a oposição, porque muitos deles têm sido implicados na investigação Lava Jato em corrupção na Petrobras. "Eles estão apenas tentando acusar Dilma para que eles possam parar a investigação", disse ele.


"Não é ruim para nós a perder hoje. Isso significa que a oposição terá que fazer cortes de gastos impopulares e que vai nos ajudar na próxima eleição ", disse ele."Mas este parece ser um dia mau para a democracia".
Fonte: The Guardian

Nenhum comentário:

CONVITE AO DEBATE