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quarta-feira, junho 22, 2016

Questões de História do Iluminismo ao século XIX

Iluminismo


1. As ideias liberais estimularam transformações significativas nas sociedades americanas e europeias, em finais do século XVIII.
Sobre essas transformações, é correto afirmar, que:
I - colonos das sociedades americanas questionaram a dominação de suas respectivas metrópoles.
II - africanos e indígenas, submetidos a diversas formas de trabalho compulsório nas Américas, conquistaram a sua liberdade.
III- os grupos sociais que compunham o Terceiro Estado, na França, opuseram-se às instituições do Estado absolutista francês.
Assinale:
a) se somente a afirmativa I, II estiverem corretas.
b) se somente as afirmativas II, III estiverem corretas.
c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.


2. As idéias "iluministas" atingiram até mesmo alguns monarcas absolutos, que trataram de empreender reformas inspiradas pelas Luzes. Dentre os soberanos apontados abaixo, qual não pode ser considerado um "déspota esclarecido"?
a) Catarina, a Grande, da Rússia;
b) Frederico II, da Prússia;
c) Gustavo Adolfo, da Suécia;


3. São princípios fundamentais do liberalismo econômico no século XVIII, EXCETO:
a) defesa da propriedade coletiva.
b) liberdade de contrato.
c) livre concorrência e livre cambismo.


4. As idéias dos diversos filósofos do Iluminismo, que tanta importância exercem nos movimentos sociais dos séculos XVIII e XIX, têm como princípio comum:
a) a república como único regime político democrático.
b) a razão como portadora do progresso e da felicidade.
c) as classes populares como base do poder político.


5. INSTRUÇÃO: Responder à questão 13, sobre o pensamento iluminista nos séculos XVII e XVIII, numerando a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.
Adam Smith
Montesquieu
John Locke
Rousseau
( ) Defendia a tese de que todo o poder emana do povo (da vontade geral) e é em nome do povo que ele é exercido.
( ) Defendia que, com a concorrência, a divisão do trabalho e o livre comércio se alcançaria a harmonia e a justiça social.
( ) Defendia a tese de que a autoridade do governo deve ser desmembrada em três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.
( ) Combatia o absolutismo. Defendia a idéia segundo a qual a vida, a liberdade e a propriedade são direitos naturais. Os governos, para o filósofo, teriam a finalidade de respeitar e assegurar os direitos naturais dos cidadãos.
Relacionando-se a coluna da esquerda com a coluna da direita, obtêm-se, de cima para baixo, os números na seqüência:
a) 1, 3, 4, 2
b) 4, 1, 2, 3
c) 4, 3, 1, 2


Colonização da América Inglesa


1. A colonização inglesa na América, diferindo do tipo da colonização espanhola e portuguesa, apresentou características de ocupação e enraizamento. As grandes propriedades com escravos, nas Treze Colônias, localizavam-se:
a) Ao sul;
b) Ao norte;
c) A oeste.


2. No processo de colonização dos EUA podemos afirmar que:
a) Nas colônias do norte estabeleceu-se uma economia baseada na monocultura, grande propriedade rural e mão-de-obra escrava.
b) Tanto a colonização das colônias do norte quanto as do sul, foram diretamente organizadas pelo Estado absolutista inglês.
c) A partir do século XVIII a Inglaterra adotou leis que visaram impedir o desenvolvimento manufatureiro das colônias e transferir mais renda para a metrópole desgastada com a Guerra dos Sete Anos.


3. As disputas entre França e Inglaterra mantiveram-se fora do continente europeu. A Guerra dos Sete Anos (1756 - 1763) é um desses momentos que teve por origem a(s):
a) intolerância religiosa praticada pelos colonos ingleses.
b) autonomia das Treze Colônias Inglesas não reconhecida pela França;
c) áreas na América do Norte, principalmente a leste do rio Mississipi;


4. A Guerra de Independência, travada entre as treze colônias inglesas da América do Norte e a Grã-Bretanha, apresentou como resultado, EXCETO:
a) A liberdade individual foi afirmada.
b) A cidadania foi estendida à população negra.
c) Os princípios democráticos foram consagrados.


5. No período de 1756 a 1763, franceses e ingleses enfrentaram-se num conflito denominado Guerra dos Sete Anos. Foi resultado desse conflito a vitória:
a) francesa, que lhe garantiu o total controle das regiões do Canadá e Vale do Ohio.
b) espanhola, que se aproveitando da fragilidade dos envolvidos, ampliou seu território a partir do México.
c) inglesa, que saiu enfraquecida economicamente e tornou mais rígido seu controle sobre as colônias, desencadeando a Revolução Americana.


6. Pode-se dizer que o ponto de partida do conflito, entre as colônias inglesas da América do Norte e a Inglaterra, que levou à criação dos Estados Unidos em 1776, girou em torno da reivindicação de um princípio e de uma prática que tinham uma longa tradição no Parlamento britânico. Trata-se do princípio e da prática conhecidos como:
a) nenhuma tributação sem representação (no taxation without representation);
b) Declaração dos Direitos (Bill of Rights);
c) liberdade de religião e de culto (freedom of religion and worship).


Independência dos EUA

1. Entre as transformações decorrentes das lutas de independência, nas regiões americanas, entre 1770 e 1830, estão corretas as alternativas abaixo, À EXCEÇÃO DE:
a) O surgimento, de forma predominante, de governos republicanos.
c) A ampliação das críticas à legitimidade da escravidão.
e) A adoção do modelo federalista norte-americano na organização política dos novos Estados Nacionais.


2. Na discussão com o Parlamento inglês sobre as Leis do Açúcar e do Selo (1764-65), os colonos ingleses da América baseavam sua argumentação para recusar as medidas:
a) No fato de não estarem representados na assembléia que votou as taxas.
b) No princípio de isenção de taxas concedido pela Coroa aos colonos.
c) No direito inalienável dos súditos ingleses se recusarem a obedecer leis injustas.


3. Os conflitos entre os colonos americanos e a Inglaterra, que desencadearam a Guerra da Independência dos Estados Unidos, originaram-se de divergências sobre as seguintes questões:
a) Liberdade de comércio; representação colonial no Parlamento; legalidade na cobrança de impostos.
b) Imigração estrangeira; nomeação de governadores; extinção das assembléias coloniais.
c) Desenvolvimento das manufaturas coloniais; sucessão do trono inglês, pagamento da dívida da Guerra dos Sete Anos.


4. A Guerra de Independência dos E.U.A. teve como conseqüência na França:
a) O fortalecimento do absolutismo do rei da França;
b) A ruína da economia;
c) O aumento do domínio colonial francês na América do Norte.


Revolução Industrial

1. As afirmativas a seguir apresentam algumas características da Inglaterra no início do século XIX.
I. O fato de estar se tornando, cada vez mais, o “armazém” e a “oficina” do mundo expressava seu poderio naval, comercial e fabril.
II. A máquina a vapor era uma das inovações técnicas que contribuía para uma produção industrial em escala ampliada.
III. Homens, mulheres e crianças estavam submetidos a longas jornadas de trabalho nos estabelecimentos fabris.
IV. Os trabalhadores das manufaturas têxteis resistiam às condições de trabalho que lhes eram impostas por meio da organização em sindicatos.
Estão corretas:
a) Somente as afirmativas I e II e III.
b) Somente as afirmativas III e IV.
c) Todas as afirmativas.


2. Um fator decisivo para o desenvolvimento da Revolução Industrial na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII, foi:
a) a união dos interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento, logo após a expulsão das tropas napoleônicas do território inglês.
b) a crescente expansão inglesa nos mercados coloniais que possibilitou um grande acúmulo de recursos financeiros.
c) o incentivo à inovação tecnológica como resultado da ação dos ludistas que destruíram as máquinas consideradas obsoletas.


3. A Primeira Revolução Industrial, iniciada em fins do século XVIII, provocou várias transformações na sociedade européia, tais como:
a) difusão dos princípios revolucionários liberais – produção em grande escala direcionada para o mercado internacional – melhoria das condições de vida e trabalho no meio urbano
b) transferência do centro econômico das áreas rurais para as urbanas – afirmação do poder econômico da burguesia – consolidação do capitalismo como sistema dominante
c) crise do antigo regime monárquico e absolutista – consolidação da propriedade privada dos meios de produção – redução dos conflitos armados entre as nações européias.


4. A Revolução Industrial, que transformou profundamente a ordem econômica mundial, teve origem na Inglaterra, relacionada com:
a) triunfo da ideologia liberal;
b) A existência do petróleo e a eletricidade;
c) O movimento socialista.


5. O avanço tecnológico da Revolução Industrial do século XIX, na Inglaterra, foi acompanhado de importantes alterações no processo de trabalho fabril, tais como.
a) Conjugar a atividade física ao esforço mental de cada trabalhador.
b) Permitir ao trabalhador controlar seu próprio ritmo de trabalho
c) Adequar a destreza individual do trabalhador aos processos mecanizados.


6. São características básicas do industrialismo, EXCETO:
a) a padronização dos produtos.
b) a retração do mercado.
c) a produção em larga escala.


Revolução Francesa

1. Quais das afirmativas abaixo apresentam, de modo correto, acontecimentos da Revolução Francesa nos quais os diversos grupos sociais e políticos implementaram ações que transformaram a sociedade da época?

I - Instalada a Assembléia Nacional ( 1789 ), os constituintes se apressaram em formular a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
II - Grupos camponeses promoveram invasões e saques em propriedades rurais, influenciando a decisão da Assembléia Nacional de abolir os direitos feudais.
III - Durante a Convenção ( 1792-1794 ), houve a implantação da República e a adoção do sufrágio universal.
IV - O governo de Napoleão Bonaparte decretou o Código Civil, que incorporou na legislação francesa os princípios liberais burgueses.


Estão corretas:
 a) Se somente I, III e IV estão corretas.
b) Se somente I, II e IV estão corretas
c) Se somente II, III e IV estão corretas
d) Se somente I e III estão corretas.
e) Se todas as afirmativas estão corretas

2. A Revolução Francesa (1789-1799) marca o início da chamada Idade Contemporânea. Suas realizações constituem-se nos fundamentos de nossa sociedade atual.
Sobre esse evento tão importante, é correto afirmar:
a) O Diretório foi a fase mais curta da Revolução, sendo o responsável pela promulgação da constituição e pelo decreto do ensino público e gratuito como direito do cidadão e dever do Estado.
b) O Império Napoleônico foi a fase mais longa da Revolução, proclamado pelo plebiscito que derrubou a república em favor do general comandante do exército revolucionário francês.
c) A Convenção foi a primeira fase da Revolução, sendo a mais longa de todas e a responsável pela manutenção do Rei, formando uma monarquia constitucional que só veio a cair com o Golpe do 18 Brumário.


3. A determinação do rei Luís XVI, em maio de 1789, de convocar a Assembléia dos Estados Gerais com o objetivo de solucionar a crise econômica, é identificada como um dos momentos iniciais da Revolução Francesa. A Assembléia era formada por representantes dos principais setores da hierarquia social. Nesse contexto, relacione os Estados Gerais à sua respectiva composição social.
(1) Primeiro Estado.
(2) Segundo Estado.
(3) Terceiro Estado.
( ) burguesia.
( ) nobreza.
( ) camponeses.
( ) clero.
A seqüência correta é
a) 3, 2, 2, 1
b) 2, 1, 3, 2
c) 3, 2, 3, 1


4. Dentre os acontecimentos político-sociais abaixo, NÃO pertence à Era Moderna (Século XVI–XVIII):
a) Defenestração de Praga
b) Tomada da Bastilha
c) Revolta do Chá em Boston
5. O texto a seguir é uma carta escrita na França em 1767 pelo senhor Rohan-Chabat:
“(...) vosso sogro nasceu rendeiro e camponês das terras de Jarnac; ele não pode se subtrair; sem autorização do rei, nosso senhor comum, ao mais leve direito imposto, desde séculos pelos antigos possuidores da terra que seus pais cultivaram (...) Deve saber também que lhe acontecerá uma desgraça, a ele e a todos com quem se juntar.”
OSTERMAN, Nilse W. e KUNZE, Iole C. Às armas cidadãos. São Paulo: Atual, 1995, p. 20.
A carta demonstra que
a) os nobres eram solidários com os milhões de camponeses submetidos à miséria, às vésperas da Revolução Francesa.
b) os camponeses eram ameaçados por uma aristocracia agrária no Antigo Regime.
c) a Revolução Francesa havia garantido a liberdade ao cidadão e era impossível ao senhor o controle de seus camponeses.

EUA no século XIX

1. A política dominante nas colônias inglesas na América do Norte foi marcada, dentre outros fatores:
a) pelo extermínio sistemático das tribos indígenas.
c) Pelo uso generalizado de mão-de-obra assalariada.
e) Pela ocupação exclusiva das regiões interioranas.


2. Ao longo do século XIX, os Estados Unidos da América viveram um grande crescimento populacional e uma expansão territorial. Tais fatos conduziram a uma “marcha para o Oeste”, imortalizada no cinema pelos filmes de “faroeste”.
Sobre os Estados Unidos da América no século XIX, assinale a alternativa incorreta.
a) As disputas entre o Norte, industrialista e protecionista, e o Sul, livre-cambista e escravista, desencadearam conflitos que conduziram à Guerra de Secessão.
b) A distribuição de terra a estrangeiros, autorizada em 1862, acelerou a ocupação rumo ao Pacífico e a conquista de terras indígenas.
c) A vitória da União (estados do Norte) sobre os Estados Confederados (Sul) colocou fim aos conflitos raciais nos Estados Unidos e possibilitou a construção de uma “Democracia Racial” na América.


3. A Ku Klux Klan representa, entre as organizações de segregação racial, uma das mais conhecidas. Surgida e proibida na segunda metade do século XIX, ainda hoje tem adeptos que a fazem ressurgir em atos isolados e, muitas vezes, apenas simbólicos. Sobre a KKK é correto afirmar que:


a) sua criação está relacionada ao repúdio se setores sulistas às relações inter-raciais nos EUA, após a Guerra de Secessão;
b) constituiu uma organização secreta, de segregação racial, responsável pela campanha e pela vitória de Lincoln nas eleições presidenciais de 1860, pelo partido republicano;
c) foi uma resposta, dos negros sulistas, a uma política de interação racial, autoritária e desigual, proposta pelos Estados Confederados.


Governo de Napoleão


1. O Tratado de Viena, assinado em 1815, tinha por principal objetivo
a) estabelecer uma paz duradoura na Europa, que impedisse as guerras e revoluções, consolidando o princípio da legitimidade monárquica.
b) ratificar a supremacia da Prússia, no contexto político da Europa Ocidental, para garantir o triunfo de uma onda contra-revolucionária.
c) assegurar ao Império Austro-Húngaro o controle da Europa Continental, assim como da Inglaterra, a fim de impedir a expansão da Rússia.


2. O fim da Era Napoleônica implicou em novas relações internacionais e coincidiu com o questionamento dos domínios coloniais das grandes nações européias.
Sobre o mundo político ocidental, após o Congresso de Viena, é correto afirmar:
a) A Santa Aliança buscava combater as ameaças internas da Europa e as independências na América.
b) A separação entre questões de fé e razões de Estado foi pilar básico da ideologia da Santa Aliança.
c) A conjuntura foi favorável à França, pois ampliou do seu território.


3. Sobre o Império Napoleônico, assinale o que for correto.
I. Napoleão decretou o Bloqueio Continental contra a Inglaterra com o claro objetivo de prejudicar sua economia.
II. Napoleão, ao decretar o Bloqueio Continental , planejava derrotar a Rússia, posto que a vastidão territorial do país impossibilitava sua invasão.
III.Bloqueio Continental, entre outras coisas, pretendia garantir a exclusividade dos produtos franceses nos mercados da Europa.

Estão corretas:
a) Apenas I e II.
b) Apenas III.
c) Apenas I e III.

4. Sobre o Império Napoleônico, assinale o que for correto.
a) O poder de Napoleão, gradativamente, tornou-se absoluto.
b) Com a derrota de Napoleão, a França implantou definitivamente a República.
c) Obras públicas, como canais, estradas, portos, atividades industriais e agrícolas, foram impulsionadas, possibilitando o fortalecimento da economia francesa.


5. NÃO era objetivo do Congresso de Viena (1815):
a) Redefinir a política européia segundo os interesses conservadores e dificultar a expansão das idéias
revolucionárias.
b) Desenvolver uma política de neutralidade, onde quer que o regime absolutista estivesse ameaçado.
c) Reorganizar o mapa político europeu, profundamente alterado durante a expansão napoleônica.


Guerra de Secessão


1. A Guerra de Secessão (1861 - 1865), também conhecida como Guerra Civil Norte-americana, tem sua origem no agravamento dos conflitos entre os Estados do Norte e os Estados do Sul dos Estados Unidos. Na raiz dos conflitos estavam duas questões socioeconômicas; são elas o(a)
a) mita e a servidão temporária.
b) escravidão negra e a política alfandegária.
c) Doutrina do Destino manifesto e o trabalho assalariado no Sul.
2. A Guerra de Secessão, que se desenrolou nos EUA, de 1861 a 1865. Sobre essa guerra, assinale o que for correto.
a) Foi uma típica guerra religiosa entre católicos e protestantes.
b) Essa guerra terminou com a vitória dos estados sulistas escravistas (estados confederados), liderados pela Carolina do Sul, possibilitando, assim, a sobrevivência da escravidão negra até 1890.
c) Na origem dessa guerra civil, está a rivalidade entre os estados do norte (federados), mais industrializados e interessados no fim da escravidão e na criação de tarifas protetoras da indústria nacional, e os estados do sul (confederados), especializados na agricultura de exportação com base no trabalho escravo e interessados, portanto, na preservação da escravidão e do livre-cambismo.




Gabarito


Iluminismo:
1 c – 2 c – 3 a – 4 b – 5 b
Colonização da América Inglesa
1 a – 2 c – 3 c – 4 b – 5 c – 6 a
Independência dos EUA
1 a – 2 a – 3 a – 4 b
Revolução Industrial
1 c – 2 b – 3 b – 4 a – 5 c – 6 b
Revolução Francesa
1 e – 2 b – 3 c – 4 a – 5 b
EUA no século XIX
1 a – 2 c – 3 a

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