Translate

quarta-feira, junho 08, 2016

Scale-ups: empresas de alto crescimento são saída para a crise



Programa do Sebrae/RJ apoiará crescimento das empresas que mais geram novos empregos no Rio de Janeiro

Em um cenário de retração econômica, a saída para a crise passa pelo suporte e aceleração dos empreendimentos de alto crescimento, as scale-ups.  O conceito refere-se às empresas que conseguem sustentar um crescimento de pelo menos 20% ao ano, durante um período de três anos seguidos. Seja em número de funcionários ou receita.  Uma scale-up contrata em média 31,3 novos funcionários por ano, diferente do restante dos negócios, onde o valor é de apenas 0,34 funcionários - cerca 100 vezes menor. Os números revelam a necessidade de apoio a esses empreendimentos que crescem rapidamente e produzem grande impacto na economia.

Essas empresas são raras, mas têm um impacto enorme: são menos de 1% do total das empresas no país (realidade similar no Rio de Janeiro), mas são responsáveis por quase 45% dos novos empregos. No estado do Rio de Janeiro cerca de 4.900 empresas crescem nessa velocidade. De olho na oportunidade de apoiar as empresas que mais geram empregos e resultados no estado, o Sebrae/RJ, a Endeavor e a Babson College uniram-se para criar o ScaleUp Rio - um programa de aceleração voltado para negócios com grande potencial, que foi lançado no último dia 2 de junho, às 17h, no Prodigy Hotel Santos Dumont (Av. Alm. Silvio de Noronha, 365 - Centro, Rio de Janeiro), com a presença dos 24 empresários selecionados para compor o primeiro grupo.

O curioso é que as scale-ups não são empresas de grande porte. Segundo o estudo realizado por Sebrae/RJ, Endeavor em parceria com a Neoway, empresa especialista em big data, 92% dessas empresas são de pequeno e médio porte e 45% delas têm até 10 anos de trajetória no mercado. São empresas jovens.

Os quatro municípios fluminenses com maior número de scale-ups estão na Região Metropolitana: Rio, Niterói, Duque de Caxias e São Gonçalo.

A cidade do Rio de Janeiro reúne 51,57% do total, principalmente nos setores de varejo; indústria da construção; serviços administrativos; serviços de alojamento e alimentação; e transporte. De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez, "o principal desafio das scale-ups é suportar o crescimento rápido. Em curto período a empresa ganha mercado, aumenta receitas, contrata funcionários e identifica oportunidades. Por isso, é necessário acelerar a profissionalização da gestão e estar atento aos desafios da competitividade".

No ScaleUp Rio eles receberão apoio intensivo por seis meses para acelerar o crescimento de suas empresas. Serão compartilhados conhecimento e práticas sobre como garantir resultados de mercado em escala. Vendas é o tema dos workshops realizados por professores da
Babson College, escola referência mundial em educação empreendedora.
Essas ações fazem parte do Babson Entrepreneurship Ecosystem Project, programa de desenvolvimento de comunidades empreendedoras, criado pelo professor Daniel Isenberg.

Também haverá suporte de um mentor padrinho Endeavor para cada empresa, que ajudará na tomada de melhores decisões na estratégia de crescimento do negócio. Cada empreendedor também contará com consultorias especializadas do Sebrae/RJ na hora de "fazer acontecer"
dentro da empresa.

"O Rio de Janeiro ficou na 10ª colocação do Índice de Cidades Empreendedoras, atrás de quase todas as capitais do Sul e do Sudeste.
Ou seja, sabemos dos desafios que o ambiente empreendedor da cidade e do estado vêm enfrentando, mas sabemos também do seu potencial. E acreditamos que o ScaleUp Rio, com a força de Endeavor, Sebrae/RJ e Babson, pode ser uma grande ajuda para alavancar negócios e empreendedores promissores, conectar o ecossistema local e inspirar mais gente a criar empresas que façam a diferença para o Rio e para o Brasil", afirma Lucas Nakauchi, coordenador de Apoio a Empreendedores da Endeavor - Rio de Janeiro.

ASSECOM SEBRAE/RJ

Nenhum comentário:

CONVITE AO DEBATE