Translate

domingo, novembro 04, 2018

BLOQUEOU PESSOAS, ODIOU FICOU NERVOSO, AGORA É HORA DE RECONECTAR-SE

*Samuel Maia

As eleições terminaram e você chegou fadigado(a) ao fim.
Quantas pessoas você conhecia, algumas até lhe passavam a imagem de gentis e fofas, mas, se mostraram na essência, como aquelas que estavam a espreita de aparecer e de tocaia eliminar alguém para elas indesejáveis?

Sim, Eu também vivi estas decepções, porém, quem chega a 2018, passando por Ditadura Militar, Sarney, Collor, FHC. Dilma e plêiades de governadores de Estado do Rio de Janeiro, desde a derrocada de Brizola, já desenvolveu a carcaça impermeável para estes dissabores. Morando então, em cidade rica de PIB e IDH africano, com políticos conservadores,  permanente estado obtuso e eleitorado conservador, como é minha amada Duque de Caxias/RJ, sobrevive a qualquer intempere.



Respeite o Luto

Independentemente do candidato em quem votou, é muito possível que nesta eleição você tenha perdido "amigos" (aspas porque, sejamos sinceros, nem todos tinham realmente esse status). Se aconteceu, foi porque ao menos uma das partes  considerou inaceitável o posicionamento da outra. Se preciso for, viva o luto dessas perdas. E talvez isso que esteja sentindo precise piorar ainda mais para só depois melhorar.

Os sentimentos são válidos

As pessoas votaram no Bolsonaro por diversos motivos. Muitos sentiram que estavam sendo marginalizados, ignorados, substituídos, que seu poder estava em queda. E eles culparam, porque assim lhes disseram, os gays, "comunistas/esquerdistas" e os "petistas",

Não invalide os sentimentos questões políticas, culturais e sociais. destas pessoas, tente novamente se reconectar com os corações e mentes delas.

Você e sua linha de pensamento não está sozinha no mundo

Na bolha que a sua rede criou ,só pessoas razoáveis, combinam com você, é de fato mais confortável. Por isso, fica fácil estreitar as relações deste lado, enquanto você diminui e desumaniza o outro, certo? Se for assim, você está a diminuir e desumaniza o outro, certo? Se for assim, você está (ok, nós estamos) fazendo isso errado.

Escolhendo um lado, também fica fácil reforçar estereótipos: Mitos e as piores impressões sobre os outros fazem sentido porque você não conhece realmente aquelas pessoas para confirmar se aquilo é verdade.

Vivi isto ao ser gestor em governo de conservador, um colega secretário, já amigo e parceiro de enfrentamento a alguns interesses nada republicanos me confidenciou "Samuel, quando você foi anunciado como Secretário de Meio Ambiente, pensei que seria um falador de microfone e ruim de trabalho, hoje, reconheço, você desfez minha ideia e já é o melhor de todos os tempos, ninguém trabalhou tanto e fez tanto, cara você acabou com um preconceito que Eu tinha.". 
Recentemente um deputado evangélico e conservador também me confidenciou " Samuel, Eu sempre falo para a minha turma : Olhe o Samuel Maia, Ele é casado, trabalhador e tem visão de vanguarda, nada a ver isto de juntar toda a esquerda no mesmo saco!".

O Prefeito de quem fui Secretário, deu a maior prova de tolerância entre campos políticos diferentes, quando fui candidato à prefeito em 2016, concorrendo contra o projeto conservador da cidade, e Ele um dos meus adversários em debate na Paróquia Católica do Pilar disse aos presentes: "Samuel Maia é candidato por partido de esquerda, foi meu Secretário e sempre foi coerente, honrado e trabalhador, voltasse Eu ser Prefeito, Ele voltaria a ser Secretário!". Porque Ele falou isto? Porque nunca fui além das minhas atribuições, nunca tornei ideológico o que era ser prático e sempre tive a convicção de que a prática é o critério da verdade.

Temos que nos reconectar com as pessoas, ou se preferirem com as "Bases", tratar bem desde hoje, aquele(a) velho(a) amigo(a) que um dia ousou pensar diferentemente de nós, e simplesmente os deletamos, excluímos e não os trouxemos para o nosso convívio. Discordâncias pontuais, não precisam ser existenciais e eternas, o mundo é redondo e dá voltas.

Ouvir é mais que escutar

Indignar-se é natural e bom, mostra sensibilidade frente as injustiças e preconceitos, odiar faz mal à saúde, ouça as pessoas, busque as informações aprofundadas e lhes ajude a crescer com você, saia da armadilha dos memes e frases prontas, cobre o que for da vida real das pessoas: salario, educação, emprego, paz social, saúde, oportunidades.... O governo eleito tem que dar respostas a estas demandas, não o dando, será também criticado pelos seus próprios eleitores, não entre em polêmicas desnecessárias, as pessoas comem arroz, feijão, carne e querem ter outros bens que lhe são apresentados, não comem comunismo, esquerdopatia, direita, liberal.... Assim, traga para a racionalidade e faça a aproximação com as pessoas, a maioria quer é atenção.

Um comentário:

Unknown disse...

🙄🙄🙄🙄🙄🙄

CONVITE AO DEBATE