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quarta-feira, novembro 28, 2018

IEGRS MÍDIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Tecnologias na Educação


1.Em relação à educação e às novas tecnologias, é INCORRETO afirmar que
a) a alfabetização tecnológica tem relação indireta com o domínio crítico da linguagem
tecnológica, sendo apenas mecânica.
b) a utilização das tecnologias na sala de aula só auxiliará o desenvolvimento de uma
educação transformadora se for baseada em um conhecimento que permita ao professor
interpretar, refletir e dominar criticamente a tecnologia.
c) o professor precisa se preparar, com atualização e formação profissional, para utilizar
pedagogicamente as tecnologias na formação dos cidadãos produtores e intérpretes das
linguagens do mundo atual e futuro.
d) o uso das tecnologias deve ser contextualizado com as necessidades socioculturais dos
alunos.
2.Segundo o artigo 1º do Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que regulamenta o
artigo 80 da Lei nº 9394/96, é a modalidade educacional na qual a mediação
didáticopedagógica nos processos de ensino/aprendizagem ocorre com a utilização de
meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores
desenvolvendo atividades educativas, em lugares ou tempos diversos:
a) Educação a Distância.
b) Educação Tradicional.
c) Educação Presencial.
d) Educação Integral.
3.Na Educação a Distância, a ideia das tecnologias colaborativas se fundamenta no
conceito de aprendizagem
a) sociointeracionista
b) behaviorista
c) significativa
d) cognitivista
e) cooperativa
4.um dos vídeos virais mais provocativos do YouTube dos últimos dois anos começa de
forma bem prosaica: uma menina de um ano brinca com um iPad, passando os dedos na
tela sensível ao toque e arrastando grupos de ícones. Nas cenas seguintes ela parece
beliscar, bater e cutucar as páginas de revistas de papel como se fossem telas.
Melodramático, o vídeo repete esses gestos em close-up.
Com base na imagem e no texto, deduz-se que
a)as tecnologias digitais prejudicam o acesso ao conhecimento
b)a educação moderna concentra seu foco educativo nas tecnologias
c)as folhas impressas são entendidas com dificuldade pelos nativos digitais.
d)o ensino não pode abrir mão dos livros e das tecnologias.
e)a escola não deve estar afastada da modernidade.
5.O uso de tecnologias da comunicação e informação nas práticas educativas deve
a) estimular práticas de competitividade entre os estudantes e a criatividade, por meio de
premiações para alunos talentosos na temática, olimpíadas escolares e torneios entre
classes.
b) ser adaptado para servir a fins de controle e vigilância dos estudantes, professores e
demais profissionais da educação, de modo a garantir maior segurança nas instituições
educacionais
c) ser feito com parcimônia, considerando os riscos que eles representam para o exercício
do magistério
d) estimular a criação de novos métodos didático-pedagógicos e garantir o acesso dos
estudantes à biblioteca, ao rádio, à televisão e à internet aberta às possibilidades da
convergência digital.
6.Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio apresentam disciplinas
potenciais, de acordo com os temas de cada área, incluindo também orientações teóricas
sobre o processo de ensino e aprendizagem, com base nas competências a serem
construídas nessa modalidade de ensino, isto é, no Ensino Médio. Esses parâmetros estão
centralizados nas tecnologias e nas tendências globais da sociedade, voltadas ao mundo do
trabalho e estão organizados em quatro etapas:
a) Bases Legais – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Ciências da Natureza,
Matemática e suas Tecnologias – Arte e Língua Estrangeira.
b) Bases Legais – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Ciências da Natureza,
Matemática e suas Tecnologias – Ciências Humanas e suas Tecnologias.
c) Orientação Sexual – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Ciências da Natureza,
Matemática e suas Tecnologias – Ciências Humanas e suas Tecnologias.
d) História – Arte – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias – Ciências
Humanas e suas Tecnologias.
7.Em relação às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs), é CORRETO
afirmar que:
a)As NTICs oferecem possibilidades inéditas de interatividade entre professor/estudante e
estudante/estudante e de interação com materiais de boa qualidade e de grande variedade.
b)A introdução das NTICs na educação precisa ser acompanhada de mudanças nos modos
de ensinar e na própria concepção e organização dos sistemas educativos.
c)A informação e a comunicação são o motor da sociedade moderna e o professor deve
atuar como um comunicador e transmissor de conhecimentos utilizando as NTICs.
d)As NTICs aparecem como um instrumento importante para resolver os problemas do
ensino e melhorar definitivamente a qualidade da educação de modo geral.
e)A introdução das NTICs na educação deve ser orientada para a melhoria da qualidade e
da eficácia do sistema e, por isso, deve priorizar as suas características técnicas.
8.O designer instrucional deverá desenvolver suas atividades numa dimensão
transdisciplinar, de modo a fazer a ponte entre os especialistas de diversas áreas, para
atingir a finalidade que é promover a melhor instrução e a aprendizagem mais significativa.
FILATRO, Andrea. Design Instrucional Contextualizado:
educação e tecnologia. São Paulo:
Senac, 2003. p. 141.
9.Que áreas de conhecimento estão envolvidas na atuação do Designer Instrucional?
a) Educação, comunicação, filosofia e gestão
b) Educação, didática, comunicação e gestão
c) Educação, didática, política e gestão
d) Educação, tecnologia, antropologia e gestão
e) Educação, tecnologia, comunicação e gestão
10.A expansão dos meios de acesso a educação básica constitui um dos objetivos das
políticas públicas para a educação no Brasil. Dentre as ações abaixo, assinale a que NÃO
contribui para o alcance deste objetivo é:
a) aumento da oferta de educação de jovens e adultos;
b) estímulo à formação continuada dos professores;
c) falta de apoio à educação infantil;
d) implementação de programas de educação aberta e a distância;
e) incentivo à utilização das novas tecnologias de informação e comunicação.

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