Translate

domingo, agosto 11, 2013

Projetos com Jovens, Premiados pela ONU, sofrem ataques de Governo Cabral

Um Crime contra a Cultura Educacional no Colégio Estadual Guadalajara em Duque de Caxias

Além dos salários aviltantes pagos aos profissionais da Educação Estadual, de uma administração educacional ridícula entregue a um economista, do financiamento da Fundação Roberto Marinho, da falta de diálogo e gestão democrática. O governo Cabral ataca Projeto desenvolvido com Jovens em situação de risco do Complexo da Mangueirinha. A pergunta que não quer calar na Comunidade Escolar: Porquê os Jovens locais, com acompanhamento de Competentes Profissionais, foram impedidos de continuar desenvolvendo atividades que mudaram vidas?





       O Colégio Estadual Guadalajara, possui reconhecimento pela UNESCO pelo trabalho pedagógico de interação com a comunidade. Os projetos realizados priorizam o protagônismo dos educadores e dos alunos. Alguns anos atrás a Secretária Estadual de Educação estimulou a busca de parcerias entre as Unidades Escolares e a iniciativa privada. Foi neste panorama que o projeto Guadá Vida que atuava com leitura, história local e educação ambiental, estabelece parceria com a ONG Care Brasil e através dela conseguimos a captação de recursos junto a algumas instituições como a C&A. Com o Instituto C&A conseguimos uma parceria por seis anos com apoio técnico e financeiro. Após este período, ficou a ação do Voluntariado Empresarial, que entre as suas frentes de atuação possui a doação de peças com defeitos para comercialização através de Bazar e, com os recursos  investir obrigatoriamente nas ações do projeto.
      Quando a parceria com a Care Brasil foi encerrada os recursos financeiros, com exceção do bazar deixou de existir. Foi neste contexto que a comunidade escolar (professores, alunos e ex-alunos) criou uma associação de amigos do Programa Guadá Vida, com CNPJ próprio, denominada Associação Guadá Vida. A agremiação que funciona no interior da Unidade Escolar busca manter todas as ações e assegurar o apoio financeiro para ampliá-los. Infelizmente ainda não se conseguiu nenhum recurso financeiro.
      Quando a escola estava preste a perder o turno da noite, a comunidade escolar se mobilizou para sensibilizar a SEEDUC. Acabando por não conseguir impedir o fechamento do turno. Acredita-se que em função deste processo de mobilização a direção foi exonerada.

       Associação Guadá Vida abraça as frentes de leitura, memória e educação ambiental participando da implantação do Plano Municipal do Livro e da Leitura no Município, um Espaço Museal e de Memória do Guadá e do Seu Território, além de uma Biblioteca Comunitária. Todos os espaços foram lacrados. Precisa-se assegurar que o governo ouça a equipe da Associação/escola e que na hipótese de não permitir a manutenção das ações a partir da escola, permita a retirada dos acervos, em especial o do espaço museal, o da Biblioteca comunitária e o arquivo de educação ambiental, devolvendo-o portanto, à comunidade.




  1. Endereço: R. Aristides Cairé, SNº - Olavo Bilac, Duque de Caxias, 25035-170
    Telefone:(21) 2652-9964

Nenhum comentário:

CONVITE AO DEBATE