Translate

domingo, agosto 18, 2013

Árvores, nossas melhores amigas

Ao reduzirem poluição, elas salvam ao menos uma vida por ano nas cidades, diz estudo.

Rio - Mais do que embelezar centros urbanos, dar sombra refrescante em dias de calor e ser morada de animais, as árvores ajudam a controlar enchentes, regular o clima e... salvar vidas humanas. Pesquisa realizada nos Estados Unidos indicou que elas evitam a morte de pelo menos uma pessoa por ano. Segundo o estudo — feito em 10 cidades pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos, em parceria com o Instituto Davey —, parques florestais reduzem a poluição e aumentam a qualidade de vida na cidade.
As árvores, registraram os cientistas, auxiliam no controle de partículas tóxicas que podem causar danos pulmonares e cardíacos. O resultado em Nova York, uma das cidades pesquisadas, onde o nível de poluentes é maior, comprovou o benefício das áreas verdes: o número de vidas salvas subiu para oito por ano.


João Matheus, 8 anos: feliz por morar perto da Floresta da Tijuca, a mais visitada do Rio
Foto:  Fernando Souza / Agência O Dia

De acordo com o pneumologista Luiz Roberto Fernandes, a vegetação absorve a água da chuva e aumenta a umidade do ar, que funciona como um filtro para a poluição. “Em áreas verdes, respira-se menos partículas tóxicas”, diz.
A constatação não chega a ser novidade para muitos cariocas. Há dois anos a família de João Matheus Rizzo, 8 anos, trocou o Grajaú por uma área residencial no Parque Nacional da Tijuca, mudança que refletiu em sua qualidade de vida. “Aqui é silencioso e não faz tanto calor, além de termos muito contato com a natureza”, comparou o garoto, garantindo não ter vonta-de de trocar a região por qualquer área urbana. Melhor para ele: sua faixa etária é uma das mais prejudicadas pela poluição. “Crianças e idosos têm a imunidade muito prejudicada, o que torna uma doença respiratória ainda mais grave”, explica Luiz Roberto. Pessoas que já sofrem de problemas como bronquite, asma e enfisema pulmonar também são alvos, o que não diminui as chances de estas doenças afetarem indivíduos saudáveis expostos às toxinas urbanas.
Além da saúde
As áreas verdes não beneficiam apenas a qualidade do ar, mas todo o meio ambiente. “A floresta é responsável pela manutenção de mananciais hídricos, controle de erosão, amenização de enchentes e regulação climática local”, lista a bióloga Katyucha Von Kossel, do Parque da Tijuca, lembrando ainda da contribuição da reserva à paisagem da capital fluminense. Para garantir a conservação da área, a especialista conta que uma equipe realiza trabalhos específicos para controlar espécies exóticas, diferenciais no equilíbrio da biodiversidade na região.


 Ambientalistas de Duque de Caxias Lutam contra a derrubada da única área verde do Centro

Em Duque de Caxias, ambientalistas e entidades ligadas aos direitos humanos, lutam contra a construção de mais um shopping e, assim, a destruição da única área verde no centro da cidade.
Além da derrubada do maciço verde, o projeto coloca em risco a Escola Municipal Dr Álvaro Alberto (Mate com Angu), a primeira unidade escolar a dar merenda aos alunos no Brasil.

Principais áreas verdes do Rio e Duque de Caxias
PARQUE DA TIJUCA
Unidade de conservação que abriga trilhas, grutas e cachoeiras. Inclui a Pedra da Gávea e o Maciço da Tijuca. Estrada da Cascatinha 850, Alto da Boa Vista.
PEDRA BRANCA
O parque estadual da Zona Oeste é um dos maiores do mundo e abriga o ponto mais alto do município. Estrada do Pau da Fome 4002, Jacarepaguá.
ATERRO DO FLAMENGO
Tem como principal característica a diversidade de suas espécies. O parque municipal se estende do Aeroporto Santos Dumont, no Centro, à Praia de Botafogo, na Zona Sul.
QUINTA DA BOA VISTA
São 155 metros quadrados de área verde. Ainda abriga museus e o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro. Avenida Pedro II s/n, São Cristóvão.
JARDIM BOTÂNICO
Mais de 6 mil espécies de plantas, algumas em extinção, podem ser encontradas entre os 54 hectares do local. Rua Jardim Botânico 1008, Jardim Botânico.
PARQUE MADUREIRA
Inaugurado em 2012, o espaço conta com 103,5 mil metros quadrados de área verde. A prefeitura, que administra o espaço, já planeja expansão. Rua Soares Caldeira 115, Madureira.

Duque de Caxias
Rebio-Tinguá - Xerém
Rebio-Equitativa - Santa Cruz da Serra
Parque Natural Municipal da Taquara - Taquara
Parque Natural Municipal da Caixa D'água - Jardim Primavera
Área de Marinha ao Lado do Rio Meriti
Manguezais da Baía da Guanabara - Do primeiro ao terceiro distrito


Trilhas são alternativa para fugir do estresse da cidade
O autônomo Fábio Rael, 40 anos, dedica os dias de folga às trilhas desde a adolescência. Para o morador de Brás de Pina, na Zona Norte do Rio, o contato com a natureza é uma oportunidade de fugir da rotina da cidade. “Não tem estresse, trânsito ou qualquer coisa para atrapalhar. Saímos completamente da loucura do dia a dia”, disse, ressaltando as vantagens do hobby.
Além de se dedicar às caminhadas em reservas florestais, há sete anos ele e os amigos criaram o movimento SOS Trilhas, que promove mutirões de limpeza em parques ecológicos.
Fonte: Jornal O Dia

Nenhum comentário:

CONVITE AO DEBATE