Translate

terça-feira, agosto 27, 2013

REDE SUSTENTABILIDADE APÓIA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE E TRANSPARÊNCIA

Foto: Só existe o que se faz! #RIOemREDE.

Faça parte você também.
Curta Rede Sustentabilidade RJ
 Coletivo Estadual Que Deliberou Sobre a Nota - Momento Histórico
O #rede sustentabilidade, seção Estado do RJ, Partido que nasce dentro das perspectivas libertárias do século XXI, reuniu-se na última sexta-feira dia 23/08/2013, no IUPERJ e deliberou pelo apoio as várias manifestações democráticas em busca da melhoria do ensino público e a transparência na gestão pública.
Reunidos, em busca do planejamento, de sua atuação no Estado do Rio de Janeiro, a seção estadual construiu de forma horizontal a seguinte nota a sociedade, sobre o seu posicionamento, um momento histórico!

Nota de posicionamento da REDE/RJ sobre os últimos acontecimentos no Rio de Janeiro.
EDUCAÇÃO, CPI DOS ÔNIBUS E A LEGITIMIDADE DOS PROTESTOS NAS RUAS.
Apoio ao professores
Na defesa da justiça social, do interesse público e do bem comum (artigo 1° do nosso Estatuto), consideramos que a luta por uma educação pública de qualidade e com justiça salarial para os seus profissionais é fundamental para que tenhamos um Brasil com desenvolvimento sustentável no médio e longo prazo. Nesse sentido, apoiamos o movimento dos profissionais de educação, tanto na Capital como no Estado do Rio de Janeiro, esperando que a atual governança tenha sensibilidade para reconhecer os direitos reivindicados por estes profissionais e a responsabilidade compartilhada na construção de uma rede pública de educação compatível com o desejo e as necessidades da maioria do nosso povo.

Por uma CPI democrática
Nós somos um partido que tem a proposta de um novo jeito de fazer política, que “luta para colocar a política a serviço do bem comum” (Manifesto, p.3). Nós, do Rede Sustentabilidade, defendemos a “criação de novos instrumentos para o exercício da democracia direta e a ressignificação dos já existentes” (Manifesto, p.5), portanto, consideramos que a CPI dos Ônibus que se desenvolve na Câmara Municipal do Rio de Janeiro deve contar com ampla participação popular, com representantes dos diversos setores da sociedade civil, respeitando o pluralismo político existente no Parlamento carioca e a necessária transparência nas suas decisões. O direito das minorias, previsto no regimento interno da câmara dos vereadores, deve ser respeitado, garantindo o dissenso democrático que é um dos fundamentos essenciais à democracia. Nesse sentido, tendo por base uma “Ética da Urgência” (Manifesto, p. 3), apoiamos as iniciativas de vereadores que defendem uma CPI democrática, com participação popular, transparente e independente, e que verdadeiramente apure com rigor as suspeitas de conexões ilícitas entre as empresas de ônibus e o poder público.

O direito a liberdade dos manifestos políticos
A Rede quer ser “a ferramenta de realização de sonhadores, pois não há outra maneira de ir adiante quando tudo parece difícil e até mesmo intransponível” (Manifesto, p. 4) e é isso que legitima nossa busca de reconhecimento legal, pois “queremos uma organização política diferente” (Manifesto, p. 4) das diversas que temos hoje, ainda que as mesmas contem com nosso respeito democrático. Nesse sentido, compreendemos a indignação do nosso povo com os inúmeros escândalos de corrupção que envolvem diversos governos e partidos políticos, criando um clima de desmoralização das instituições democráticas. Apoiamos os protestos que pululam em nosso Rio de Janeiro, pois entendemos que os mesmos são manifestações da liberdade democrática, contudo, não corroboramos nenhuma forma de violência ou destruição patrimonial. Entendemos que a desobediência civil não violenta é um caminho mais proveitoso para construirmos uma nova cidadania ativa, com espírito colaborativo e fraterno, sem o velho dirigismo de grupos que se diziam “vanguarda”.
REDE SUSTENTABILIDADE – RJ Rio de Janeiro, 26 de agosto de 2013.

Um comentário:

Unknown disse...

Infelizmente os que estão realmente em fazer diferente, em promover mudança, não são os mesmos baderneiros que que estão desqualificando qualquer coisa que aconteça no Rio. A Cpi dos ônibus foi requerida por eles, mas não deixam com que o processo ande conforme deveria. então por mim, deveriam acabar com tudo, até que se respeite a democracia.

CONVITE AO DEBATE