Translate

quarta-feira, setembro 09, 2020

Plano de aulas remotas – Como fazer?

 Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, o COVID-19, a suspensão temporária das aulas da rede de ensino fica cada dia mais certa. E como as escolas da rede privada podem buscar alternativas e estratégias de ensino para manter seus alunos engajados? Pensando nisso, preparamos um post especial de como preparar um plano de aulas remotas e como o sistema de ensino pode auxiliar as escolas em momentos de crise.

A partir da modernização de espaços, ferramentas e práticas educacionais, profissionais da educação em todo o mundo estão trabalhando por uma transformação cada vez mais profunda e efetiva no processo de ensino e aprendizagem. O desenvolvimento de um plano de aulas remotas é o momento ideal para colocarmos em prática novas ideias e fomentar as aprendizagens ativas. Vale ressaltar que o ensino a distância é benéfico, e, com criatividade, podemos enxergar grandes oportunidades, principalmente em momentos de desafios.

Após a Organização Mundial de Saúde afirmar que o mundo enfrenta uma pandemia causada pelo novo coronavírus, o COVID-19, autoridades de vários países começam a executar medidas que visam à contenção da doença em sua população. A suspensão temporária de aulas presenciais é uma tentativa de minimizar a propagação da epidemia de coronavírus e reduzir o risco de contágio e proliferação do vírus entre professores e alunos.

Facilitar a inserção da tecnologia na sala de aula está entre os principais benefícios do sistema de ensino para a sua escola, e neste momento de desafio o SAE Digital dispõe de ferramentas e novas estratégias de ensino que se fazem necessárias para estimular e engajar seus alunos, trazendo novas possibilidades para a prática pedagógica.

Como montar um plano de aula

Se a sua escola já tem um modelo padrão para a elaboração dos planos de aula, ótimo! Se não tem, temos alguns modelos prontos de planos de aulas de acordo com a BNCC, é só clicar para baixar gratuitamente.

Sinta-se à vontade para modificar os modelos de plano de aula conforme a sua necessidade!

Plano de aula – Educação Infantil

Plano de aula – Ensino Fundamental

Plano de aula – Ensino Médio

Por que fazer um plano de aula? Com qual frequência devo fazê-lo? Para quais segmentos? O que não pode faltar? Acesse nosso e-book e tire todas as suas dúvidas.

Plano de aulas remotas – Como elaborar?

1-    Comunicação com os alunos em ambientes virtuais

Os estudantes de hoje se comunicam com desenvoltura no meio digital, às vezes mais do que seus pais e professores. A interação nesses espaços tem muito a acrescentar à prática pedagógica para o desenvolvimento do plano de aulas remotas.

As ferramentas e plataformas para isso são abundantes. Apresentamos a seguir algumas sugestões de comunicação remota com os alunos:

  • WhatsApp: Utilização para conversas individuais, em grupos ou através de listas de transmissão;
  • Google Hangout Meets: Plataforma de webconferência para até 100 pessoas ao mesmo tempo;
  • Skype: Plataforma de comunicação para uma quantidade reduzida de pessoas;
  • Google Forms: Criação de avaliação, simulados e provas para resolução no formato digital;
  • Microsoft Teams: Trabalhe em equipe usando chat, compartilhando arquivos e fazendo chamadas com vídeo.

 

Procure identificar as tarefas que podem ser transpostas, facilitadas ou repensadas para o meio digital. Utilizar um ambiente virtual de aprendizagem, caso a sua escola ou o seu sistema de ensino disponha de um, é um ótimo exemplo.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) funciona como uma “sala de aula” virtual, que traz videoaulas, planos de estudo e atividades, além da análise de dados educacionais.

Com o AVA do SAE Digital, as aulas físicas são complementadas com recursos que beneficiam a todos – diretores, coordenadores, professores, alunos e até mesmo os pais. O Ambiente Virtual de Aprendizagem oferece videoaulas e atividades sobre 100% dos conteúdos lecionados em todo o segmento, fomenta o comprometimento, promove  o uso das metodologias ativas e oferece um acompanhamento real e eficaz da performance dos alunos.

ASSISTA AO VÍDEO: https://youtu.be/BWq6f9G5Ei4

2-    Encaminhamento metodológico para o plano de aulas remotas

Se no modelo tradicional o professor em uma aula expositiva explica a matéria no quadro para que depois os alunos façam sozinhos a lição de casa, neste encaminhando metodológico para o desenvolvimento de plano de aulas remotas, a sugestão é que primeiro o aluno realize a internalização dos conceitos essenciais antes da aula e depois com a ajuda da orientação do professor discutam os conhecimentos adquiridos e tirem possíveis dúvidas, seguindo a lógica da sala de aula invertida.

Considere propor que o primeiro contato com o conteúdo, estudado previamente a distância, seja feito por meio do uso de materiais digitais, como: videoaulas, games, podcasts, pesquisas, textos, fóruns etc.

O material didático e sistema de ensino podem ser grandes aliados do professor na elaboração do plano de aulas remotas. Confira se o seu material traz encaminhamentos metodológicos, sugestões de atividades, referências, propostas de avaliação e outros elementos que possam auxiliar na construção do plano de aula.

Os materiais didáticos do SAE Digital possuem propostas de atividades por meio do uso da Realidade Aumentada (RA), na qual estão inseridos objetos digitais que possibilitam a construção de um trabalho interativo entre o aluno e o conteúdo de cada capítulo. A Realidade Aumentada, ao ser acessada, apresenta um dos 14 diferentes tipos de interação, como vídeos, jogos, atividades e animações que auxiliam o trabalho do professor e tornam o aprendizado mais dinâmico, sendo um complemento para a sala de aula e para os estudos em casa.  Aqui no SAE Digital, a RA está disponível para a Educação Infantil (2 a 5 anos) e o Ensino Fundamental. Para usá-la é simples: basta instalar nosso aplicativo e baixar todos os dados. Sim, você pode acessar esse recurso off-line! Não é demais?

Se sua escola trabalha com o Ensino Médio e preparatório para o vestibular e Enem, o SAE Digital disponibiliza por meio do acesso ao AVA SAE Digital o curso Arrase o Enem, que reúne um acervo completo de videoaulas e roteiros de estudo em PDF para ajudar seu aluno a se dar bem no Enem e conquistar sua vaga na universidade.

Além disso , o SAE Digital ainda disponibiliza o SAE Questões um aplicativo pensado nos estudantes do Ensino Médio e Pré-Vestibular, que sonham em ingressar no Ensino Superior por meio dos vestibulares ou pelo Sisu. O app traz questões das últimas edições do Enem desde 2009, dados de desempenho do usuário e uma série de vídeos que reúne temas da atualidades e dicas para uma redação Enem nota 1000.

Professor disponível 24h! Com a câmera do smartphone ou tablet, o estudante pode ler os QR Codes presentes nos livros impressos e visualizar as resoluções das questões do Enem, comentadas por meio de vídeos. São 2.355 questões do Enem comentadas em vídeo.

Quer saber mais? Confira no vídeo abaixo o funcionamento do “SAE Questões”.

ASSISTA AO VÍDEO: https://youtu.be/-C6JneLtO2w

3-    Atividades avaliativas para o plano de aulas remotas

Para o desenvolvimento do plano de aulas remotas, o professor pode solicitar aos alunos a realização das atividades contidas no livro e o envio de um print das respostas por e-mail ou WhatsApp. Também é possível utilizar esse dispositivo para o envio de áudios para a turma, com explicações e encaminhamentos para realização dos exercícios.

O professor também pode desenvolver suas próprias avaliações, pesquisas e questionários utilizando ferramentas gratuitas, como o Google Forms.

Caso a sua escola utilize um sistema de ensino, uma dica é verificar se ele disponibiliza avaliações em formato digital, como atividades de fixação e reforço, provas e simulados.

Plataforma Adaptativa do SAE Digital está disponível para o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e o Pré-Vestibular, e é uma de nossas soluções educacionais que complementa a tarefa de casa e o processo de ensino e aprendizagem, ao oferecer atividades de sistematização, fixação e revisão de conteúdo de acordo com a necessidade de cada aluno.

O professor disponibiliza aos alunos exercícios e videoaulas de determinado tema, sempre conectados a um dos capítulos trabalhados no livro didático. Em casa, os alunos acessam o AVA e iniciam a resolução dos exercícios dados. Caso eles não obtenham o número de acertos necessários, serão direcionados a uma videoaula, para retomar os temas em questão. Ao término da videoaula, uma nova sequência de exercícios sobre o mesmo tema ficará disponível. O sistema gera, ainda, relatórios sobre o desempenho individual do aluno e sobre o desempenho da turma.

Quer saber mais sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do SAE Digital? Consulte agora mesmo um dos nossos consultores educacionais.

4-    Promova discussões práticas na elaboração do plano de aulas remotas

Que tal promover a discussão prática do conteúdo teórico trabalhado nas aulas remotas? O professor pode abrir um chat para discutir o assunto abordado na aula através das diversas ferramentas de comunicação sugeridas nesta matéria.

Aproveite este momento para criar espaços para a interação entre os próprios estudantes. Promova debates e estimule a participação e a exposição de diferentes pontos de vista.

 

Professor, como preparar aulas online?

Com as aulas suspensas, muitas escolas, educadores, pais e alunos tiveram que passar do ensino presencial para o ensino a distância (EaD) sem muito tempo de preparação – o que é um desafio bem grande para todos e principalmente para o professor. O Prof. Ernesto vai mostrar aqui tudo o que o professor precisa para preparar aulas on-line, que engajem os alunos e garantam um bom aprendizado. 😄

ASSISTA AO VÍDEO: https://youtu.be/pL4XDOnKLGo


Nenhum comentário:

CONVITE AO DEBATE