Translate

domingo, julho 07, 2013

Império Americano Monitora Colônia Tupiniquim

Não é de hoje que sabemos que os Estados Unidos da América do Norte, após as vitórias das duas grandes guerras mundiais, tem a hegemonia nos chamados países aliados. Dentre estes, o Brasil é a joia da "coroa". A política econômica, a cultura e demais áreas são organizadas conforme os interesses do país Ianque.

Apesar do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, dizer neste domingo (8) que o Brasil vai cobrar explicações dos EUA sobre a suspeita de que o governo norte-americano espionou milhões de comunicações eletrônicas e telefonemas de cidadãos brasileiros. Fica a indignação pelo silêncio da Presidente Dilma, pois, o fato, exige uma reação mais dura pelo governo brasileiro.


Reuters
Antonio Patriota afirmou que País vai pedir explicações aos EUA

Segundo reportagem publicada ontem pelo jornal “O Globo”, o Brasil foi o segundo país mais espionado nas Américas pela Agência de Segurança Nacional (NSA em inglês), atrás apenas dos EUA e um dos prioritários para o governo americano, ao lado de China, Rússia, Irã e Paquistão.

Entenda o caso:  Ex-funcionário da CIA diz ter vazado dados sobre vigilância secreta dos EUA
O jornal não revelou o volume de informações monitorado pelos computadores e pelos funcionários da inteligência da NSA, mas citou documentos fornecidos pelo fugitivo Edward Snowden , ex-funcionário de inteligência da agência.

Parte do acesso às comunicações brasileiras teria sido obtido por meio de empresas norte-americanas parceiras de companhias brasileiras de telecomunicações, relatou o jornal sem revelar os nomes das empresas.
De acordo com Patriota, o governo brasileiro vai procurar a União Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão ligado à Organização das Nações Unicas (ONU) com sede em Genebra, para pedir mudanças nas regras internacionais de segurança e privacidade nas telecomunicações. 
Segundo o chanceler brasileiro, o governo da presidente Dilma Rousseff vê com “grande preocupação” a violação do sigilo eletrônico e telefônico de cidadãos brasileiros. Ele disse que o embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, foi acionado para apresentar explicações e que a embaixada do Brasil em Washington também foi orientada a cobrar o governo Barack Obama.
Leia a nota do Itamaraty: 
“O Governo brasileiro recebeu com grave preocupação a notícia de que as comunicações eletrônicas e telefônicas de cidadãos brasileiros estariam sendo objeto de espionagem por órgãos de inteligência norte-americanos.
O Governo brasileiro solicitou esclarecimentos ao governo norte-americano por intermédio da Embaixada do Brasil em Washington, assim como ao Embaixador dos Estados Unidos no Brasil.
O governo brasileiro promoverá no âmbito da União Internacional de Telecomunicações (UIT) em Genebra, o aperfeiçoamento de regras multilaterais sobre segurança das telecomunicações. Além disso, o Brasil lançará nas Nações Unidas iniciativas com o objetivo de proibir abusos e impedir a invasão da privacidade dos usuários das redes virtuais de comunicação, estabelecendo normas claras de comportamento dos Estados na área de informação e telecomunicações para garantir segurança cibernética que proteja os direitos dos cidadãos e preserve a soberania de todos os países."
Para especialistas consultados, o fato demonstra a fraqueza dos governos latino-americanos, pois, não há nada que justifique o silêncio da atual Presidente do Brasil.
(Com informações da Reuters)

Nenhum comentário:

CONVITE AO DEBATE