Translate

sexta-feira, julho 26, 2013

Celulares poderão ser recarregados com urina em um futuro próximo

Nada de nojo! No futuro, você pode pensar duas vezes antes de liberar sua urina através de um dreno comum e optar por utilizá-la como uma fonte importante de energia. É que cientistas britânicos descobriram que o xixi é uma nova alternativa para recarregar smartphones. Saiba que eles já conseguiram produzir energia elétrica suficiente para enviar mensagens de texto, usar a internet e fazer uma rápida ligação telefônica.
A “mágica” acontece quando a urina é misturada com a água, em uma espécie similar de estrutura, como uma célula de combustível normal: carga positiva (água) e negativa (células microbianas presentes na urina). Então, os pesquisadores das Universidades de Bristol e do Oeste da Inglaterra, e do Laboratório de Robótica de Bristol elaboraram um sistema que transfere a energia coletada para um capacitor, que armazena a carga elétrica e alimenta o celular.
Apesar de a produção de energia ser de baixo nível, o conceito funciona e tem espaço para crescer. Loannis Leropoulos, um dos responsáveis pela pesquisa, afirmou que este é um passo para a criação de um vaso sanitário inteligente. “Eles [os vasos] poderiam acumular urina suficiente para produzir eletricidade para chuveiros, iluminação e carregar celulares, por exemplo”, afirmou o cientista ao portal Mirror.
Segundo os estudiosos, a eletricidade é um subproduto do ciclo natural de vida dos micróbios – quanto mais eles comem, mais energia geram, e por longos períodos de tempo. “Este é um produto que podemos ter certeza que terá uma fonte inesgotável”, destacou o cientista.

Nenhum comentário:

CONVITE AO DEBATE