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sexta-feira, março 24, 2017

Introdução ao Estudo do Currículo 1ª Parte

Multiculturalismo e Educação
                              Currículo, Interdisciplinaridade e Transversalidade.
•Enquanto projeção do projeto pedagógico, o currículo define o que ensinar, o para quê ensinar, o como ensinar e as formas de avaliação, em estreita colaboração com a didática;
•Etimologicamente, significa “o ato de correr, percurso” (do verbo latino currere = correr)
•No linguajar comum ainda predomina a idéia de currículo como o conjunto das disciplinas que o aluno deve percorrer, ou seja, o plano de estudos ou a grade curricular.
•Significados mais ampliados do termo surgem no inicio do séc. X, identificando quase sempre o conjunto de saberes e/ou experiências que conjunto de saberes e/ou experiências que alunos precisam saber adquirir/vivenciar em função de sua formação
•O currículo é a representação da cultura no cotidiano escolar(...), o modo pelo qual se selecionam, classificam, distribuem e avaliam conhecimentos no espaço das instituições conhecimentos no espaço das instituições escolares (...) um modo pelo qual a cultura é representada e reproduzida no cotidiano das instituições escolares. (Pedra,1999).
Níveis de currículo
•Currículo formal: refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituição educacional. É o currículo legal expresso em diretrizes, objetivos e conteúdos das expresso em diretrizes, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo. O currículo formal ou oficial é aquele conjunto de diretrizes normativas prescritas institucionalmente como por exemplo, os PCNs. 
Currículo real: é o currículo que, de fato, acontece na sala em decorrência de um acontece na sala em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino. É a execução do plano, é a efetivação do que foi planejado, mesmo com as mudanças do percurso.
Currículo oculto: essa denominação refere-se àquelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores provenientes da dos professores provenientes da experiência cultural, dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu meio social e vivenciados na escola
A questão curricular na LDB
•Art.26°. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, cultura, da economia e clientela.
•§1°. Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
•§2°. O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório nos níveis de educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
•§3°.A educação física, integrada á proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se as faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos.
§4°. O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígenas, africana e européia.
§5°. Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente,a partir do sexto ano (quinta série) o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição
Quanto as diretrizes curriculares
•I-a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática;
•I-consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento; alunos em cada estabelecimento;
•I-orientação para o trabalho;
•IV-promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais.
•No que se refere à cultura afro-brasileira, mais recentemente a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de recentemente a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, modificou o texto da LDB para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira.

O parágrafo 1º do novo artigo 26-A define que a inclusão dessa temática visa resgatar “a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à história do Brasil”.O parágrafo seguinte história do Brasil”.O parágrafo seguinte explica que os conteúdos “serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras”.
Questões para a Reflexão
01) Qual o Currículo Atual?
02) Este Currículo Atende a realidade local?

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