No último dia 23 de novembro, a convite do Deputado Estadual Sérgio Fernandes (PDT), participei de Live Histórica, versando sobre a importância de incluir na grade curricular, obrigatoriamente, nas redes privadas e públicas do Estado do Rio de Janeiro, o Estudo da História Regional e Local do Rio de Janeiro.
Um povo precisa ter sua identidade e senso de pertencimento construído.
A partir do conhecimento de sua História,Geografia, Cultura e Ecossistemas.
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ deve restabelecer a visibilidade Fluminense que tivemos.
Graças às diversas mudanças administrativas: de sede da colônia para sede do império, depois república e a fusão do Estado da Guanabara com Estado do Rio de Janeiro, foram geradas lacunas, desconhecimento dos cidadãos no aprendizado de sua História e do seu território, por parte dos fluminenses.
Em 21 de dezembro de 1501, dia de São Tomé, até então, os Europeus chegam ao Cabo de São Tomé (atual Farol de São Tomé em Campos dos Goytacazes), 10 dias antes de chegarem ao Rio de Janeiro. Foi em terras fluminenses que se deu o primeiro contato entre o povo nativo Goitacás e os europeus.
A partir da perspectiva da História Regional é possível introduzir o aluno de modo ativo na sociedade a que de fato pertence, levando-o a entender o quanto de sua vida é construída e o quanto de elementos externos ele tem dentro de si.
É neste campo mais restrito que as relações sociais aparecem com maior nitidez – e no qual podemos distinguir com mais clareza a construção das identidades sociais e dos sentimentos de pertencimento. Ao mesmo tempo, é a partir desta chave que se pode resgatar experiências coletivas e particulares ligadas a um determinado espaço geográfico, seja o regional ou o local.
Quem foram os índios Jacutingas? E os Sambaquis de Saquarema? E quem foram os Suíços que vieram morar no final do século XIX e início do sécul XX em Cachoeira de Macacu? E quem eram os Finlandeses de Penedo, no Sul Fluminense? E os negros do vale do café? E os bandeirantes no noroeste do Estado? E qual foi o único índio que fundou cidade no Brasil? O trem ligava quais as regiões do Estado? Livros, Movimentos Culturais, Culinária, Artes, Filosofia e Biomas espalhados pelo Estado, quais são eles? E os personagens locais e regionais de relevância nacional? E os movimentos sociais?
Certamente, o povo fluminense, necessita urgentemente fazer o percurso destes saberes. Afinal, mesmo seus problemas atuais são frutos de ações equivocadas no passado, sendo que a mudança para uma sociedade melhor passa pelo conhecimento histórico.
No próximo dia 21 de dezembro de 2021, faremos 520 anos da chegada dos europeus nas terras do Estado do Rio de Janeiro. Iremos comemorar mais felizes se o projeto da instituição da obrigatoriedade do ensino da História Regional e Local estiver já em tramitação na ALERJ, com tranquilidade para sua aprovação.
Fonte: https://www.portalb.com.br/historia-do-estado-do-rio-de-janeiro-resgatada/ , 25/11/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário