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segunda-feira, maio 30, 2016

PAÍSES DEMOCRÁTICOS E DESENVOLVIDOS TEM CONTROLE SOCIAL DA MÍDIA

A Necessidade de Controle Social da Mídia

Autor(es): 

Francisco Fonseca





Ano: 

2011
Artigo em foco: Mídia, Poder e Democracia: Teoria e Práxis dos Meios de Comunicação

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No artigo “Mídia, Poder e Democracia: Teoria e Práxis dos Meios de Comunicação”, o professor Francisco Fonseca critica a atuação da mídia brasileira e sua suposta atuação pública. O autor defende a necessidade de o país adotar formas de controle social democrático sobre a mídia, tal como existente em diversos países democráticos.
 
O autor aborda questões, tais como: a “política informacional” e o surgimento e consolidação da “sociedade midiática”; as teorias políticas sobre democracia e as falsas confluências entre mídia e democracia; a necessidade de um marco conceitual capaz de compreender o poder dos meios de comunicação; o papel dos jornais de grande circulação como indutores da agenda neoliberal no Brasil e sua posição em relação ao conflito distributivo entre capital e trabalho.
 
O autor ressalta que, em regimes democráticos, os conflitos sociais são possibilitados pelas instituições e pelas leis, assim como pelos pactos entre as classes sociais. Ressalta ainda que o sistema de governo considerado democrático é aquele que permite a manifestação de interesses diversos na esfera pública, arena que incorpora os interesses comuns e os de classes: os interesses comuns são os relacionados à nação, à identidade nacional e ao Estado nacional, e os interesses de classes aqueles que se distinguem em razão da posição e interesses de cada classe social.
 
Para Fonseca, a mídia pode influir nas agendas públicas e governamentais, intermediando as relações entre diferentes grupos sociais. Dessa forma, influenciaria a chamada opinião pública, ao participar das disputas políticas. No entanto, estes diversos papeis seriam ofuscados pela autoimagem simplista de que o dever da mídia seria o de informar sobre os acontecimentos de interesse público. Para o autor, a mídia se autodefine como neutra, independente, apartidária e não ideológica, porém carrega valores ideológicos e interesses sociais e partidários.
 
Para complicar ainda mais o quadro exposto, o poder da mídia estaria aumentado no mundo todo. A crise dos sistemas representativos tradicionais, que incluem partidos, sindicatos e movimentos sociais estaria provocando um vazio, crescentemente ocupado pela mídia por meio da política informacional. Conforme o sociólogo espanhol Manuel Castells, as sociedades contemporâneas são caracterizadas como midiáticas, isto é, suas relações sociais e de poder são intermediadas pelas diversas modalidades da mídia, que definem as regras para o jogo político e promovem fusão entre espetáculo, entretenimento e notícias. A esfera pública, portanto, seria crescentemente agendada pelo sistema midiático, que daria os contornos do que seria ou não legitimo, e do que deveria ou não ser prioritário.
 
Como o mundo estaria se tornando cada vez mais homogêneo em termos estéticos e de valores, em contraste com o aumento da desigualdade política e social, a democratização das comunicações torna-se tema de ainda maior relevância. Nesse sentido, o quarto poder representaria, de fato, o primeiro poder, dada a capacidade de influenciar a agenda política simultaneamente a atuação vigorosa como empresas capitalistas, cuja notícia é mercadoria. Vale notar que a mercadoria notícia difere das outras mercadorias, tendo em vista as consequências que pode acarretar aos grupos sociais, particularmente aos desprovidos de poder.
 
Assim, para que de fato a democracia possa se materializar, a mídia deve cumprir um papel minimamente público em meio ao universo privado e mercantil. Para isso, seriam necessárias ações que a responsabilizem e que controlem seu poder. A democratização da mídia incide diretamente na vivência democrática, pois os meios de comunicação intermedeiam as relações sociais nas sociedades de massa e incutem nas pessoas a percepção de realidades que não vivenciaram. A responsabilidade dos meios de comunicação perante a construção permanente da democracia seria, portanto, prioritária entre as preocupações democráticas. Para Fonseca, a responsabilização e o controle democrático da mídia, por meio de uma série de reformas legais, econômicas e políticas, com o intuito de dar vez e voz aos diversos grupos sociais, é essencial.
 
Entre em contato com o professor Francisco Fonseca.
 
Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Francisco Fonseca.
http://gvpesquisa.fgv.br/publicacoes/gvp/necessidade-de-controle-social-da-midia em 29/05/2016

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