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sábado, março 06, 2021

Educação Básica

É um direito inalienável das crianças independente de classe; etnia; crença; sexo; condições físicas; sensoriais; e mental. Durante este período de estudos é que o indivíduo obtém conhecimentos mínimos necessários para uma vida em conjunto e para uma cidadania completa. Além de auxiliar a pessoa na escolha de sua profissão segunda a área de conhecimento que melhor se adapte.

A Educação Básica é dividida em 3 fases: Educação InfantilEducação Fundamental; e Ensino Médio.

Educação Infantil:

A Educação Infantil é a 1ª etapa da Educação Básica, sendo constituída por creche (para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses) e por pré-escola (para crianças de 4 a 5 anos e 11 meses). Sua finalidade é desenvolver a criança em seu físico, psicológico, intelectual e social, ou seja, desenvolvê-la de forma integral, até seus cincos anos possibilitando seu acesso a cultura.

Através de atividades lúdicas e jogos, as crianças são estimuladas a exercitar suas capacidades motoras, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização.

No processo de construção do conhecimento as crianças utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nesta perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações com outras pessoas e com o meio em que vivem.

Compreender, conhecer, reconhecer e respeitar o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da Educação Infantil e de seus profissionais.

http://www.brasil.gov.br/sobre/educacao/sistema-educacional-brasileiro/educacao-infantil

Educação Fundamental:

A Educação Fundamental é a 2ª etapa da Educação Básica. Possuí duração de 9 anos e sua matrícula é obrigatória para crianças de 6 a 14 anos. É constituída pelo 1º segmento, que são os anos iniciais (1º ao 5º ano) e pelo 2º segmento, que são os anos finais (6º ao 9º ano).

Enquanto o 1º segmento trabalha com um professor regente, o 2º desenvolve suas atividades pedagógicas através de uma equipe de professores especializados, cada um, em uma disciplina.

O objetivo da Educação Fundamental é direcionar a criança ao conhecimento do mundo pessoal, familiar e social. São estimulados, principalmente no 1º segmento, com tarefas lúdicas, jogos, leituras, imagens e sons.

A escola pode optar por duas formas de se organizar:

Sistema Seriado → Dividida e trabalhada por anos. Ocorre a pressão do tempo na distribuição dos conteúdos e na oferta de experiências. Parcela o conhecimento.

Ciclo de Formação → Dividida e trabalhada por um período maior. O 1º ciclo é formado pelos 3 anos iniciais, o ciclo da infância – corresponde a alfabetização; 2º vai do 4º ao 6º ano; o 3º e último ciclo, do 7º ao 9º ano.

http://www.brasil.gov.br/sobre/educacao/sistema-educacional-brasileiro/ensino-fundamental

Ensino Médio:

O Ensino Médio (ou secundário) é a 3ª e última etapa da Educação Básica.

Há no ensino médio os cursos de formação geral; técnico; e normal.

Curso de Formação Geral

O aluno estuda o básico das ciências exatas e humanas da grade curricular e ao concluir não sai com uma profissão. Mas esta apto a trabalhar no comércio. A maioria dos colégios mantém esta formação.

http://www.brasil.gov.br/sobre/educacao/sistema-educacional-brasileiro/ensino-medio

Cursos Técnicos

Ensino técnico integrado → Para a educação profissional de nível técnico, o aluno selecionado faz o curso técnico integrado ao ensino médio, obedecendo à opção de curso técnico feita no processo seletivo. Nesse caso, o aluno deve ter concluído o 1° ano de Ensino Médio, para assim cursar o Ensino Técnico.

Ensino técnico com concomitância externa → Para a educação profissional de nível técnico, o aluno selecionado faz o curso técnico simultaneamente ao ensino médio cursado em outra instituição. Nesse regime, o aluno deve ter concluído o ensino médio (antigo segundo grau) ou estar cursando, no mínimo, a segunda série desse nível de ensino, para efeito de matrícula no respectivo curso técnico.

Educação profissional de ensino técnico subseqüente → Para a educação profissional de curso técnico subsequente ao ensino médio, o aluno aprovado no processo seletivo e portador do certificado de conclusão do ensino médio pode iniciar o curso de nível técnico pretendido.

http://www.brasil.gov.br/sobre/educacao/sistema-educacional-brasileiro/ensino-tecnico-1

Curso Normal

Educação profissional onde o aluno sai com competências para atuar como professor de Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1º segmento e EJA.

Educação de Jovens e Adultos:

EJA também conhecida como Educação Popular é a educação fundamental e o ensino médio direcionado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada.

Tatra-se de uma educação comprometida com a realização da cidadânia e com os direitos do povo. Tem como característica a utilização do saber dos alunos como ponto de partida para garantir o sucesso educacional. As reflexões ocorrem de acordo com os temas trazidos pelos próprios alunos, na maioria das vezes situações vivenciadas por eles.

Educação Regular:

É o ensino direcionado para a pessoa na idade adequada no ano escolar correto.

Educação Especial:

É voltada para as pessoas com deficiência física, sensoriais e/ou mentais em instituições especializadas. Dá-se fora do sistema regular, devido a dificuldade de aprendizagem dos alunos e a existência de poucas unidades de ensino voltada para este atendimento.

Educação Inclusiva:

É o ensino voltado tanto para as crianças perfeitas em suas habilidades sensoriais, físicas e mentais, quanto as com deficiências. Em 1994, a educação inclusiva ganhou força com a declaração de SALAMANCA e as portas das escolas deveram se abrir para receber as crianças com limitações e promover a interação entre todos de modo a acabar com o preconceito e possibilitar melhores condições de vida aos deficientes.

Uma escola inclusiva possuí alunos de todos os grupos étnicos, sem ou com deficiência, de várias idades, de todas as classes sociais, de diversas religiões,  permitindo que toda comunidade local estude junto.

O espaço físico desta escola é adequado as necessidades de cada aluno. Deve ter  banheiro com espaço para cadeira de roda, pia e espelhos na altura de uma pessoa sentada; portas mais largas; barras de apoio; rampas; escadas com corrimão; sinais luminosos junto com sinais sonoros; piso com diferença de textura; telefone para deficientes sensoriais; etc., além de dispor de recursos e equipamento para as necessidades educacionais das crianças com limitações auditivas, visuais, físicas, motoras e mentais.

A Educação Inclusiva tem encontrado dificuldade principalmente pelo alto custo para tornar a escola adequada e pela falta de qualificação dos profissionais para receberem as crianças com necessidades educativas especiais.

Ensino Superior:

Não é obrigatório, ou seja, não faz parte da Educação Básica, é opcional.

O Ensino Superior compreende a estudos de natureza vocacional. Há várias especialidades profissionais nas áreas da ciência humanas e exatas. O aluno ao escolher o curso, somente estudará matérias referentes a ela, ao contrário da Educação Básica em que o indivíduo estuda de tudo um pouco. Os cursos superiores correspondem a graduação e a estudos de pós-graduação, caso o formando opte por maior especialização em sua área.

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