Translate

sábado, janeiro 18, 2025

VOCÊ SABE O QUE É AGNOTOLOGIA? A NOVA CIÊNCIA.

Descobriu-se na CPI DA COVID QUE HAVIA PROPINA PAGA PELOS LABORATÓRIOS, PARA PROPAGAR A CLOROQUINA


Embora os 700 mil mortos pela Covid-19 não integrem o inquérito dos Atos Golpistas da PF – que pode levar o Inelegível à cadeia –, o comportamento do ex-presidente diante da pandemia se insere nos estudos sobre uma nova ciência, a [Agnotologia](https://www.sup.org/books/title/?id=11232). E quem se debruça sobre este tão recente caso é a doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, Nayla Lopes. Parte de sua tese busca ligar o negacionismo à pandemia de Covid-19, com deliberada promoção da ignorância pelo governo anterior. Ela lembra que, não por acaso, vimos a ascensão de diversos movimentos anticiência, do terraplanismo ao antivacina, com o avanço de ideologias radicais de extrema direita e do fundamentalismo religioso. E o que a agnotologia tem a ver com isso? Ela estuda a produção e promoção da ignorância, de como pessoas a sociedades inteiras são mantidas ignorantes ou alheias a informações e fatos, e dos interesses a quem isso se destina. Um dos maiores desafios da nova ciência é provar a intenção de propagar a ignorância, o que foi fartamente observado no governo do Inelegível em relação à pandemia, com exemplos facilmente mensuráveis. Como "ao dizer repetidamente que foi 'o único chefe de Estado' contra medidas não farmacológicas e usar isso como uma espécie de 'medalha de honra', o ex-presidente só prova  sua intenção", cita ela. Outro exemplo foi a maior mortalidade por Covid-19 entre os apoiadores do Inelegível, que se fartou de promover aglomerações, se opor ao uso de máscara e às vacinas. (...) "Cloroquina, tratamento precoce, imunidade de rebanho, as pessoas não tiveram estas ideias sozinhas", aponta. "Juntando tudo, temos um cenário muito provável de intencionalidade agnotológica da parte do capitão, de seu governo e apoiadores com relação à pandemia". Fonte: Cesar Baima, Revista Questão de Ciência. Até agora, porém, essa trágica postura o levou, no máximo, à subtração de muitos votos dos que perderam seus entes queridos. E, quem sabe, ainda se some às causas que o levarão à prisão? 

ENTENDA


Agnotologia é o estudo da ignorância, uma teoria social que defende que a ignorância é criada de forma premeditada e estrutural. 
O termo foi criado por Robert Proctor e Ian Bolin. 
A agnotologia defende que a ignorância é mais do que um reflexo das limitações humanas, mas que tem um papel produtivo na manutenção e expansão do poder. 
A ignorância pode ser criada por negligência, miopia, sigilo ou supressão. Alguns exemplos de criação deliberada de ignorância são: Segredos comerciais, Empresas de tabaco negando a relação entre tabagismo e câncer, Segredos militares. 

(Leia mais em

 sairdainercia.blogspot.com)

Nenhum comentário:

NIK VIGARISTA - QUEM FINANCIA O MENTIROSO DO PIX

NIK VIGARISTA